sexta-feira, março 15, 2024

Assembleia Legislativa de Pernambuco homenageia 50 anos da Codevasf em sessão solene

Diversas autoridades políticas do Estado estiveram no evento, que foi proposto pelo deputado Rodrigo Farias (Foto: Jarbas Araújo)

A Alepe rendeu uma homenagem especial à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nessa quinta-feira (14), pela passagem dos seus 50 anos. Proposição do deputado Rodrigo Farias (PSB), a solenidade destacou a atuação da empresa pública para melhoria da qualidade de vida das pessoas que são beneficiadas com suas ações e programas, ao longo desse meio século de existência.

“A companhia desempenhou um papel crucial na transformação econômica e social na sua região de abrangência. Desde a sua criação, a Codevasf tem sido uma aliada incansável na promoção da igualdade, na geração de empregos e no fomento da agricultura, tornando-se uma peça fundamental no quebra-cabeça do desenvolvimento regional”, destacou Farias.

A cerimônia foi presidida pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB). No seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que “seja através da implantação de projetos de irrigação, de infraestrutura, do fomento à agricultura familiar ou do apoio à comunidade ribeirinhas, a Codevasf tem deixado sua marca positiva em diversas áreas, sendo uma referência na execução de políticas públicas” em todo o país.

O presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, agradeceu a homenagem da Alepe e falou da importância da instituição para o desenvolvimento de vários estados nordestinos. “Esse reconhecimento se deve aos resultados positivos que a nossa empresa vem entregando nesses últimos 50 anos. O nosso papel é ser um grande indutor de desenvolvimento. Esse é o grande legado que a companhia tem a oferecer à população: permitir que as pessoas tenham liberdade para fazer esses investimentos, tenham a sua própria renda e possam cuidar das suas famílias”, disse o gestor.

Entre os que marcaram presença na solenidade, estiveram os deputados estaduais João de Nadegi (PV), Rosa Amorim e Doriel Barros (ambos do PT), Sileno Guedes, Diogo Moraes e Eriberto Filho (todos do PSB); os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos-PE) e Pedro Campos (PSB-PE); o senador Humberto Costa (PT-PE); o vereador do Recife Luiz Eustáquio (PSB); e os superintendentes da Codevasf no Recife e em Petrolina, Gustavo Melo e Edilázio Wanderley, respectivamente.

Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do São Francisco no Congresso, o deputado federal Pedro Campos parabenizou a Codevasf e reforçou que a missão da empresa “é integrar/desenvolver o Nordeste, bem como pensar soluções para o futuro”.

Já o senador Humberto Costa falou da expansão das atividades da instituição e destacou seu papel no desenvolvimento de várias atividades econômicas no Nordeste. “Hoje, a Codevasf consegue atuar não apenas naquela função precípua da produção do acesso à água e infraestrutura hídrica. A companhia se faz presente numa série de outras atividades fundamentais para a vida das pessoas, como a infraestrutura urbana e a possibilidade de adquirir bens e equipamentos para todos aqueles que compõem a agricultura familiar”, disse o parlamentar.

Histórico e atuação – Criada no dia 16 de julho de 1974, a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Sua missão é desenvolver a região das bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

A empresa ainda realiza diversas ações de revitalização voltadas para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água, com implantação de sistema de tratamento de esgoto e recuperação hidroambiental.

A área de atuação da Codevasf abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas dos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Terras pernambucanas – Por determinação da Lei nº 14.053, de 8 de setembro de 2020, a Codevasf está autorizada a atuar em Pernambuco. No Estado, funciona a 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina, e a 15ª Superintendência Regional, com sede no Recife.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário