segunda-feira, janeiro 09, 2023

Autoridades cearenses repudiam invasões ao Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto, em Brasília




Bolsonaristas sobem no Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) se manifestou na tarde deste domingo (8) sobre a invasão de bolsonaristas radicais ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, em Brasília. Vândalos depredaram os prédios, sedes dos poderes da República. Os atos antidemocráticos ainda ocorrem e a polícia tenta conter os terroristas.

Camilo Santana (PT), ministro da Educação, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, também repudiaram os atos terroristas, além do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Em postagem nas redes sociais, Elmano disse que os atos ocorrem para "intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado".

"Inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, Congresso e STF na tarde deste domingo, em Brasília, por grupos de extrema-direita que se recusam a aceitar a decisão da maioria do povo brasileiro. Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir. Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos", escreveu o governador em postagem nas redes sociais.

Camilo Santana repudiou as invasões e defendeu, em postagem nas redes sociais, uma "resposta dura e imediata".

"Gravíssimos os ataques golpistas ocorridos hoje no DF, com a invasão e depredação do Congresso, Planalto e STF. Um inaceitável atentado à nossa democracia, que merece resposta dura e imediata contra todos os envolvidos", escreveu Camilo.

José Sarto, prefeito de Fortaleza, disse que acompanha com preocupação os atos criminosos que estão acontecendo em Brasília.

"Falsos patriotas. Atentam contra a nossa democracia, depredam as instituições, destroem o patrimônio público, desonram o povo brasileiro. As invasões deste domingo devem ser repudiadas e investigadas, e os responsáveis, punidos ao rigor da lei", defendeu o prefeito da capital cearense.

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão também usou as redes sociais neste domingo para defender a punição dos invasores em Brasília.

"Lamentáveis e inadmissíveis as imagens de terroristas em Brasília, que por meio da força praticam atos que afrontam a nossa democracia. Cenas estarrecedoras. Os responsáveis precisam ser punidos através do rigor da Lei", escreveu.

A Secretaria da Segurança Pública informou, em nota, que mantém as Forças de Segurança e equipes de inteligência do estado "atentas para atuar no combate a qualquer tipo de manifestação ou crime que vá contra a ordem social no Ceará."

Segurança no Ceará

Sobre a possibilidade de ocorrer crimes similares em órgãos estaduais do Ceará, a Secretaria da Segurança Pública informou que mantém as Forças de Segurança e equipes de inteligência do estado "atentas para atuar no combate a qualquer tipo de manifestação ou crime que vá contra a ordem social no Ceará."

Atos terroristas em Brasília


Força Nacional está no Congresso — Foto: Reprodução

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.

Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d'água do Congresso.

Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa.

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático.


Por Isayane Sampaio, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário