quinta-feira, julho 28, 2022

Eriberto Medeiros homenageia ex-deputado Manoel Santos com nome em rodovia no Sertão



Uma lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PSB), presta uma homenagem (in memoriam) ao ex-deputado Manoel Santos. Por meio da Lei Ordinária n° 17 908/2022, fica denominado de Rodovia Deputado Manoel Santos, a PE-365, do trecho que dá acesso ao município de Santa Cruz da Baixa Verde até a entrada da PE-350, em Triunfo, ambas no Sertão.

A referida lei do deputado Eriberto Medeiros reconhece os relevantes serviços prestados pelo deputado Manoel Santos à sociedade pernambucana, durante a sua trajetória na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O sertanejo priorizou, no seu mandato, o projeto de desenvolvimento rural e urbano sustentável e solidário para o Estado. Além disso, também trabalhou pelo fortalecimento da agricultura familiar, com a agroecologia, com a reforma agrária e pela defesa dos direitos das comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais.

O ex-deputado Manoel Santos era natural de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, e começou a vida política quando se filiou ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (SRT), durante a década de 70. Em 1981, chegou à presidência do movimento. Ele também presidiu a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), entre 1993 e 1998, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG, entre 1998 e 2009.

Sendo um dos fundadores da CUT e do PT em Pernambuco, Manoel Santos contribuiu com o Plano de Governo do presidente Lula em 2002, ajudando no processo de transição. O ex-deputado também foi um dos primeiros representantes dos trabalhadores rurais a conseguir um mandato na Assembleia Legislativa em Pernambuco, em 2014. Porém, no dia 19 de agosto de 2015, aos 63 anos, Manoel faleceu em decorrência de um câncer no esôfago que estava tratando, deixando um legado de lições de vida, persistência, cidadania e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário