sexta-feira, maio 27, 2022

Mais de 30 cidades estão em situação de emergência pelas chuvas em Alagoas


Com casas e ruas inundadas, São Miguel dos Campos, AL, entra em situação de emergência — Foto: Reprodução/TV Gazeta


33 municípios de Alagoas estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas que têm provocado estragos nos últimos dias. Na tarde desta quinta-feira (26), o governador Paulo Dantas (MDB) assinou um decreto que permite mais agilidade nas ações para minimizar os impactos causados pelo temporal (veja mais abaixo a lista completa).

O decreto de emergência vale por 180 dias. "Com este decreto, o Estado e prefeituras poderão agir com mais rapidez para minimizar as perdas e reconstruir tudo aquilo que foi destruído pelas chuvas, como também dar toda a assistência necessária às famílias", afirmou o governador de Alagoas.

O Corpo de Bombeiros e as Defesas Civil Estadual e Municipal seguem de prontidão monitorando todas as áreas atingidas.


As chuvas fortes que atingem o estado desde a última terça-feira (24) provocaram inúmeros danos nos municípios. Como o nível dos rios, riachos e lagoas subiram, houve registros de alagamentos e inundações e moradores ilhados. Por isso, mais de 3 mil pessoas precisaram deixar suas casas.

A quantidade de chuva acima do comum para o período também afetou o solo e provocou deslizamentos de terra e desabamento de casas na capital e no interior.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta quinta um alerta de risco alto de deslizamento de encostas no Leste Alagoano e , principalmente, na região metropolitana de Maceió, devido aos elevados acumulados de chuva nas últimas 72h (superiores a 250 mm), mais do que o esperado para todo o mês de maio.

Pancadas de chuva ao longo do dia, com intesidade moderada, podem ser suficientes para provocar deslizamentos de terra.

De acordo com o Cemaden, é também alta a possibilidade de alagamentos e inundações no Leste do estado, por conta dos acumulados de chuva em 48 horas e a previsão de chuva com intensidade moderada.

Veja quais cidades de Alagoas decretaram situação de emergência

Barra de São Miguel
Barra de Santo Antônio
Belém
Campo Alegre
Coité do Nóia
Coqueiro Seco
Craíbas
Coruripe
Feliz Deserto
Flexeiras
Girau do Ponciano
Jacuípe
Jequiá da Praia
Igreja Nova
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Paripueira
Piaçabuçu
Pilar
Penedo
Porto Calvo
Porto Real do Colégio
Rio Largo
Roteiro
Santa Luzia do Norte
São Brás
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
São Sebastião
Traipu
Teotônio Vilela

Fonte: G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário