domingo, janeiro 30, 2022

Moradores de três cidades ficam sem energia por mais de um dia e comerciantes protestam após temporal na RMR

Houve registros no Recife, em Olinda e em Paulista. Comerciantes do Mercado de Água Fria interditaram via, neste domingo (30), pedindo providências à Neoenergia (Reprodução g1 PE)

Mais de um dia depois das fortes chuvas que deixaram estragos em diversas cidades do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco, na sexta-feira (28), moradores de diversas cidades ainda estão sem energia elétrica.

Na manhã deste domingo (30), comerciantes do Mercado de Água Fria, na Zona Norte da capital, fizeram um protesto por causa do problema e interditaram, com pneus queimados e galhos de árvores, os dois sentidos da Estrada Velha de Água Fria.

De acordo com a Neoenergia Pernambuco, antiga Celpe, a falta de energia ocorreu devido a problemas causados pelos ventos de até 60 quilômetros por hora. Durante o temporal, dezenas de árvores caíram, bem como postes. Também houve enxurradas na Zona da Mata.

A comerciante Cláudia Fábrica trabalha no Mercado de Água Fria há 24 anos. Segundo ela, a falta de energia ocorreu devido à queda de dois postes no entorno do centro comercial. Além do mercado, moradores dos arredores também estão há mais de um dia sem energia.

"Aqui tem pelo menos cinco açougues, e essa é a principal preocupação. As carnes estão se perdendo, porque passou a sexta, entrou no sábado e nenhuma providência foi tomada. Também tem casas de frios em ruas aqui perto que estão prejudicadas. O prejuízo é grande, estamos no maior calor", explicou a comerciante.

Às 12h30, Cláudia Fábrica informou que a energia foi restabelecida no mercado, mas moradores do entorno seguiam prejudicados.

O motorista Anderson Vieira mora no Janga, em Paulista. Ele disse que, na casa dele, ao menos sete ligações foram feitas para a Neoenergia. "Já perdemos alimentos na geladeira e, agora, estamos sem água, porque a gente depende da bomba para encher a caixa", disse.

A falta de energia também persiste em casas de ao menos três ruas no bairro de Ouro Preto, em Olinda. A família do jornalista Oscar Lobo mora na Rua Verdes Mares, onde a eletricidade acabou às 21h da sexta-feira.

"Estão perdendo tudo o que tinha na geladeira. Tenho uma avó de 92 anos e ficam racionando água, porque sem energia elétrica, não tem como acionar a bomba para encher a caixa d'água. O pessoal está bem chateado", afirmou.

Resposta

Por meio de nota, a Neoenergia Pernambuco informou que permanece atuando no restabelecimento da energia "em áreas isoladas, ainda em decorrência de ventos de até 60 quilômetros por hora". Segundo a empresa, os chamados se concentram principalmente em localidades de Olinda e de Paulista.

"As ocorrências pontuais foram provocadas por quedas de árvores e objetos projetados contra a rede elétrica. A empresa reforçou o contingente de profissionais de prontidão e segue avançando na recomposição com a maior brevidade possível. A Neoenergia Pernambuco manterá as equipes extras mobilizadas até a normalização do serviço nas áreas afetadas", afirmou a empresa.

g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário