sexta-feira, dezembro 10, 2021

Equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional e parceiros locais visitam Polos da Rota do Cordeiro no Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco Pernambucano


O Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura, do Polo Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco Pernambucano, receberam nos dias 29, 30/11 e 01/12, Equipe Técnica do MDR para conhecer as demandas de estruturação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, além de conhecer as potencialidades da região.

A jornada da Rota do Cordeiro do MDR Nacional, foi uma articulação do Polo do Sertão de Itaparica, Pernambuco, com apoio Codevasf, IF-Sertão, Banco do Nordeste do Brasil/Prodeter, Sebrae, ADEPE, UFRPE-UAST, Prefeituras, Secretarias de Agricultura e Associação Padre Cícero de Belém do São Francisco – PE.

Durante três dias, a caravana visitou empreendimentos de diversos segmentos, desde a agricultura familiar, associações e cooperativas, além de negócios de médio e grande porte, que produzem e comercializam produtos no mercado interno e externo.
 
A Jornada começou no dia 29/11, saindo de Petrolina – PE. Nesse dia o roteiro de visitas a equipe técnica passou pelo Distrito de Rajada, Dormentes, Santa Cruz da Venerada, Parnamirim, Salgueiro e Serra Talhada.

No Distrito de Rajada, município de Petrolina – PE, a equipe visitou o Abatedouro Frigorífico de Caprinos e Ovinos, empreendimento conduzido pelo criador e empreendedor, Cândido Roberto, da CAPRICOM.

Em Parnamirim – PE, a equipe visitou o Centro de Referência em Manejo e Melhoramento Genético de Ovinos e Caprinos, exemplo de sucesso para replicar nos demais municípios integrantes da Rota do Cordeiro do MDR.

Em Serra Talhada – PE, no dia 30/11, a jornada da Rota do Cordeiro, começou cedinho com reunião com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos, de Serra Talhada, Mirandiba, Arcoverde e Sertânia, instituições parceiras, CMDRS, STR, BNB – Prodeter, Secretaria de Agricultura de Serra Talhada, Mirandiba e Arcoverde, gestores públicos, vereadores e Empresa Bodeiro de Triunfo. No roteiro a equipe se deslocou para visitar as futuras instalações do Abatedouro Misto, do empresário André Luiz.

Em seguida, a caravana cumpriu agenda na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAST. Na oportunidade a Coordenadora Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores do MDR, Valquíria Duarte, anunciou a Implantação de Centros de Referência em Manejo e Melhoramento Genético de Ovinos e Caprinos, que serão instalados nas cidades de Serra Talhada - PE em parceria com a UAST; Santa Maria da Boa Vista - PE em parceria com o IF Sertão, e em Floresta - PE em parceria com o IF Sertão de Pernambuco.

Em Serra Talhada, a equipe técnica visitou sede da Gerência do Sebrae-PE, onde foram recebidos pela Analista Sebrae Raquel Alice Silva, onde a mesma fez uma pequena apresentação do território, projetos e suas potencialidades, tais como, Ovinocaprinocultura, Apicultura e o plantio de cafés especiais.

Em Belém do São Francisco - PE, a equipe se reuniu com as Associações Padre Cícero, Bom Viver, Fazenda Espinho, e criadores de Caprinos e Ovinos, que fazem parte dos programas do Sebrae, Super Berro, recursos BNB, e do Programa Super Berro Genética. A equipe visitou também as instalações da AGRODAN – Agropecuária Dantas Roriz, maior produtor e exportador de manga do Brasil, e a Escola Professora Olindina Roriz Dantas, escola mantida, com recursos próprios através do projeto Agrodan Social. De acordo com a informação do empresário, a AGRODAN está trabalhando para até 2023, criar uma Universidade de TI. O empresário Paulo Dantas, se mostrou interessado e acenou para uma conversa com o Comitê Gestor do Polo de Itaparica e se possível, firmar uma Parceria Público Privada (PPP).

Em Santa Maria da Boa Vista - PE, a caravana visitou o campus do IFSERTAO, que será contemplado com um Centro de Manejo Reprodutivo. No dia último dia da jornada, dia 01/12, às 18h, a equipe técnica se reuniu na sede da 3ª GRR da Codevasf em Petrolina, para fazer uma avaliação da Jornada, momento em que o MDR anunciou a priorização de recursos para alguns projetos, tais como a garantia dos recursos para iniciar as obras físicas do Abatedouro Regional de Floresta, investimentos para o Abatedouro de Rajada, além dos recursos para instalações dos 03 Centros de Manejos Reprodutivos, entre outros projetos.

A equipe técnica da jornada da Rota do Cordeiro do MDR teve a participação da Coordenadora Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores, Coordenadora Nacional das Rotas de integração, Valquíria Duarte Vieira Rodrigues, Aldo Aloisio Dantas da Silva, Assessor Especial do Ministro Rogério Marinho - MDR; Edmundo Gomes de Souza Filho, Coordenador Geral da Rota do Cordeiro - MDR Polo Sertão de Itaparica PE; Elijalma Augusto Beserra, Analista em Desenvolvimento Regional, Chefe da 3ª GRR/UDT Codevasf de Petrolina; Fernando Guimaraes Oliveira Mota, Analista em Desenvolvimento Regional da 3ª GRR da Codevasf Petrolina; O IF-Sertão foi representado por Humberto Alencar de Sá, Diretor-Geral Campus Santa Maria da Boa Vista, Vitor Lorenzo - Pro Reitor de Extensão, Clésio Morgado - Chefe Departamento de Extensão Reitoria, Renata Coutinho Campero - Zootecnista do Campus Santa Maria da Boa Vista. Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, coordenador do PRODETER – BNB no Território do Sertão de Itaparica Pernambuco.

Ver mais fotos abaixo:


Blog de Assis Ramalho
Fonte e fotos: Adelmo Azevedo-BNB-Agente de Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário