sábado, dezembro 11, 2021

Chuvas: Bahia tem 17 cidades em situação de emergência





O governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais. Nos últimos dias, os dois estados sofreram com fortes chuvas.

De acordo com a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Lucas Alves reconhece a situação de emergência em decorrência de tempestade local seguindo decreto do governo da Bahia.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Também na noite desta sexta (10), o governo da Bahia divulgou que serão publicados na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado os decretos de homologação de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias.

De acordo com os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades.

Além das três, estão em situação semelhente: Alcobaça, Belomonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.



Moradores ficam ilhados após temporal e são resgatados por helicóptero — Foto: Reprodução / TV Bahia

Mais cedo, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento da Bahia (SJDHDS), autorizou, na quinta-feira (9), o repasse de R$ 705.120 para 32 municípios do interior baiano que estão em situação de emergência por causa da forte chuva das últimas semanas.

Segundo informações da governo, cerca de 4.650 famílias em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas.

Campanhas arrecadam doações para desabrigados após chuvas; veja como ajudar

O Corpo de bombeiros e a Polícia Militar de Itamaraju fizeram campanhas de doações para as famílias desabrigadas e desalojadas após as fortes chuvas que atingem a Bahia desde a última terça-feira (7). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os donativos podem ser doados em todos os quartéis do órgão no estado.

Chuva em Itamaraju, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

As PM das cidades de Itamaraju e Jucuruçu, no sul da Bahia, também fizeram uma campanha de doações de alimentos. As duas cidades foram fortemente atingidas pela chuva.

As arrecadações podem ser feitas na sede da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM/Itamaraju) e no quartel do 4° Pelotão, em Jucuruçu.

A prefeitura de Jucuruçu pediu doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas. As entregas podem ser feitas diretamente no CRAS, Igreja Católica São Sebastião e na Igreja Adventista nado bairro Califórnia.

 Por: g1 Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário