terça-feira, novembro 03, 2020

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco inicia preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2020

TRE-PE iniciou, nesta terça-feira (3), a preparação das urnas eletrônicas para as eleições 2020 — Foto: Reprodução/TV Globo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou, nesta terça-feira (3), a preparação das 20.541 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais, em novembro deste ano.

De acordo com o TRE-PE, 18.771 urnas são instaladas nas seções eleitorais do estado e outras 1.770 seguem como reserva técnica. Pernambuco conta com 18 polos eleitorais, que atendem aos 184 municípios.

"Colocaremos nelas [urnas] todos os programas oficiais. Colocaremos também os dados dos candidatos para cada município e eleitores para cada urna. Elas serão lacradas e embaladas e ficarão acondicionadas nos QGs [quartéis-generais] esperando o dia da distribuição, que será na sexta-feira (13)", afirmou George Maciel, secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, ao Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (3).

Ainda de acordo com o secretário, o processo de preparação dos equipamentos eletrônicos segue até o dia 10 de novembro. "É um procedimento aberto e público, com a presença do Ministério Público, do juiz eleitoral e de todos os partidos que queiram fiscalizar. Obviamente, a gente está tomando todos os cuidados para que o distanciamento sMaciel contou, ainda, que as urnas seguem sob vigilância e monitoramento da Polícia Militar durante 24 horas.

"Não tem possibilidade de essas urnas serem manipuladas. Elas contam com lacres produzidos pela Casa da Moeda, então, em caso de violação, esses lacres demonstram a violação, mas elas ficam sob a guarda da Justiça Eleitoral. Em momento algum, essas urnas saem daqui dos nossos polos de preparação", disse.

Datas

Neste ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O primeiro turno acontece em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).ocial seja reservado", declarou.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário