segunda-feira, novembro 04, 2019

Controle Parental: 9 dicas para manter seus filhos seguros na Internet


A gente até costuma brincar: “Parece que essas crianças de hoje já nascem sabendo mexer nos computadores.” E é verdade! A proximidade com tanta tecnologia desde cedo faz com que nossos filhos aprendam rapidamente a se aventurar por computadores, celulares e tablets – e muitas vezes até melhor do que nós mesmas, não é mesmo?

O mundo da internet, então, com tantas possibilidades de diversão e informações disponíveis, é um prato cheio para os pequenos curiosos. Mas, como em toda atividade, nossos filhos precisam de orientação e regras para usar a rede sem riscos.

O próprio tempo em que eles podem ficar conectados deve ser combinado, afinal, existe muita vida real para ser vivida e hábitos como brincar ao ar livre com outras crianças, praticar esportes, ler um livro e fazer a lição de casa em um ambiente sossegado (sim, televisão e computadores desligados) precisam ser incentivados.

Muitas crianças já possuem telefone celular próprio e até mesmo o uso deste aparelho deve ser limitado. Existe hora para brincar com joguinhos e ouvir músicas e, com certeza, o período das aulas não é uma delas.

Logo abaixo você confere 9 dicas práticas e eficientes para manter seu filho em segurança durante o tempo em que ficar na internet.

A segurança das crianças na internet, aliás, foi um dos motivos que levou à reestruturação do novo site da Disney Brasil, que conta com uma nova plataforma de vídeos, com materiais rigorosamente selecionados para que os pais fiquem tranquilos com o tipo de conteúdo que os filhos estão assistindo.

Segurança é tudo!

1.Siga as regras
Redes sociais alertam para que menores de 13 anos não criem perfis pessoais. O ideal é que crianças não estejam por lá, mas se você achar OK o seu filho criar um perfil próprio, converse sobre a necessidade de acompanhar suas postagens e bate-papos e oriente-o a não divulgar informações pessoais, como: endereço, nome da escola que frequenta e local de trabalho dos pais.

2.Nada escondido
Mantenha o computador em uma área comum da casa, nunca no quarto das crianças. Assim, é possível que você esteja por perto sem precisar ser indiscreta.

3.Computador seguro
Mantenha o antivírus sempre atualizado e diga para seu filho pedir sua orientação antes de fazer download de conteúdos da internet.

4.Evite vídeos impróprios
Altere as configurações do Youtube, por exemplo, para que a ferramenta para navegação em modo seguro barre vídeos inadequados que podem aparecer durante a utilização do site.

5.Personalize a utilização
Crie perfis diferentes no computador para cada pessoa da casa. Assim você pode usar as ferramentas de controle de conteúdo de acordo com o usuário.

6.Discrição sempre
Celulares e computadores portáteis têm a opção de fazer o check-in mostrando o local que você está visitando. Oriente seu filho a não fazer esse tipo de publicação nas redes sociais para mantê-lo sempre seguro. Em jogos online o ideal é criar perfis com apelidos ao invés do nome completo da criança.

7.Use dispositivos de segurança
Empresas de segurança na internet, browsers e até o próprio Windows possuem ferramentas para controle dos pais, para filtrar conteúdos e definir horários de utilização da internet. Alguns desses dispositivos também enviam aos pais relatórios com os sites que foram acessados e aqueles proibidos que o usuário tentou acessar, além do contato das pessoas com quem houve bate-papo.

8.Conheça seu filho
Converse com seu filho sobre o que desperta o interesse dele na internet, saiba quais os sites que ele gosta de visitar e incentive-o a buscar conteúdo adequado à sua faixa etária.

9.Conversa e confiança
A melhor forma de contribuir para a segurança do seu filho na internet é explicar quais os riscos que ele está correndo e porque deve tomar cuidado. Fale sobre o perigo de assédio, sobre não compartilhar informações pessoais e não adicionar desconhecidos em redes sociais. Tenha uma relação baseada em confiança e respeito, com muito diálogo. Isso valerá para todo tipo de situação que ele passará na vida. 

Se ele souber que pode confiar nos pais para compartilhar todo tipo de experiência, não encontrará problemas para buscar a sua ajuda. A ONG Internet Segura, especializada em segurança na internet, disponibiliza uma cartilha virtual (https://internetsegura.br/adolescentes/) super bacana para crianças e adolescentes com dicas e orientações para o uso seguro da rede.

Fonte: Disney Babble via NetWorld Telecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário