domingo, junho 09, 2019

Projeto de arborização urbana vai beneficiar moradores do Perímetro Irrigado Maniçoba, no Norte da Bahia

Foto: Divulgação/Codevasf

Na semana mundial do meio ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, em Juazeiro (BA), lançou o projeto de arborização urbana que vai beneficiar os moradores dos Núcleos Habitacionais I e II do Perímetro Irrigado Maniçoba, administrado pela empresa no município. A iniciativa conta com a parceria da empresa Agro Indústrias do Vale do São Francisco S.A (Agrovale) e do Distrito de Irrigação do perímetro de Maniçoba (DIM), além da Prefeitura Municipal e da comunidade local.

Intitulado Maniçoba Verde, o projeto vai arborizar espaços públicos. O objetivo é proporcionar equilíbrio e conforto ambiental, melhorar a qualidade do ar, reduzir os níveis de ruído, minimizar o calor e embelezar lugares públicos, como escolas, igrejas, praças, centro social e avenidas.

A ideia do projeto foi repassada para professores e estudantes do ensino fundamental e educação básica da Escola Municipal 2 de Julho, durante uma apresentação realizada no pátio da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Maniçoba II. Os temas abordados explicaram os cuidados com o local para plantio, colocação de grades de proteção e manutenção e conservação das mudas. O evento foi promovido pela Unidade de Meio Ambiente, da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf em Juazeiro.

Segundo a engenheira agrônoma Edneuma Gonçalves de Souza, que atua na Unidade de Meio Ambiente, “na arborização urbana serão utilizadas mudas de árvores que possuem características ornamentais e paisagísticas, como pata-de-vaca, ipê roxo, paineira e mulungu”.

Entre os benefícios que essas árvores vão trazer quando atingirem a idade adulta estão a oferta de sombra para pessoas e veículos, retenção de água da chuva, melhoria na qualidade do ar, preservação da biodiversidade no meio urbano, oferta de abrigo e alimento para pássaros, além da redução da poluição sonora, diminuição da temperatura ambiente e embelezamento de locais públicos.

“Essa iniciativa deverá ser levada para outros locais, e até mesmo cidades”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento. Para ele “a preocupação com a conservação de nosso meio ambiente deve ser constante, e a Codevasf é uma empresa que realiza um grande trabalho nesse sentido, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões onde atua”.

Outras ações ambientais

Ainda como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a 6ª Superintendência Regional em Juazeiro realizou mais uma soltura de peixes no Velho Chico, em um trecho do rio compreendido entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Foram reintroduzidos mais de 20 mil alevinos da espécie piau, nativa do São Francisco, oriundos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (3º CIB), em Petrolina.

A ação foi realizada na última segunda-feira (03) em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF), Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro e as Superintendências Regionais da Codevasf de Petrolina e Juazeiro.

Os peixes foram soltos no rio por alunos da rede municipal de ensino. Eles participaram do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, promovido pelo CBHSF todos os anos, sempre no dia 3 de junho, dentro da campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”, lançada no ano de 2014.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário