segunda-feira, outubro 29, 2018

Secretaria de Agricultura apresenta ações e projetos da pasta em estande na 77ª edição da Exposição Nordestina de Animais

Visitantes poderão conferir diversos produtos da agricultura familiar e trabalhos realizados por órgãos e vinculadas (Foto: Edilson Junior/SARA)

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) está trabalhando a todo vapor para finalizar a organização do seu estande da 77ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD, que acontece de 03 a 11 de novembro no Parque de Exposições do Cordeiro. Durante todo o evento, a Secretaria de Agricultura estará divulgando, em espaço especialmente reservado, de 420 metros quadrados, as principais ações e atividades desenvolvidas pelo órgão, bem como das pastas vinculadas: Adagro, Ceasa, IPA, Iterpe e Prorural, e ainda da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF).

Por mais uma edição, a SARA oferecerá a oportunidade aos visitantes da exposição de conferirem diversos produtos da agricultura familiar, com uma feirinha onde homens e mulheres do campo de diversos municípios do Estado estarão expondo seus produtos em 34 barraquinhas, a exemplo de artesanato e orgânicos, alimentos diversos e produtos fitoterápicos, dentre outros. A Secretaria da Mulher também estará inserida no estande da secretaria, apresentando trabalhos manuais.

Dentro do Programa Leite de Todos, da SARA, haverá distribuição do produto. Um dos maiores destaques será uma vaca holandesa feita em fibra de vidro, nas mesmas dimensões e características de um animal daquela raça. Será um grande atrativo, sobretudo para as crianças, que poderão tirar o próprio leite a ser consumido direto de uma torneirinha semelhante à teta da vaca.

Mais uma vez, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), garante a participação efetiva nesta edição do evento. Com trabalho voltado à Extensão Rural no apoio à agricultura familiar do Estado, além de pesquisas de melhoramento genético e novas potencialidades agropecuárias, algumas ações do IPA estarão expostas no estande da SARA no evento, tais como: cultura de produção de hortaliças por hidroponia e criação de camarão em cativeiro, com aquário demonstrativo.

Outra ação relevante é a biofábrica de cultura de tecido vegetal, que na prática significa a multiplicação de plantas nativas e cultivadas em nossa região. Haverá ainda canteiros com mudas frutíferas variadas; uma horta com hortaliças orgânicas, entre outros, além de caprinos da raça Saanen e gado leiteiro da raça holandesa.

O Iterpe, por sua vez, vai expor seu escritório móvel itinerante de regularização fundiária, além de trazer produtos comercializados por agricultores de assentamentos do Estado. Já o Ceasa vai fazer distribuição de sopa, produzida e doada pelo programa Sopa Amiga; distribuição do adubo produzido e doado pelo Programa Adubo Sustentável e distribuição de panfletos informativos sobre o Ceasa e seus programas.


A Adagro vai apresentar resultados do monitoramento de resíduos de agrotóxicos, bem como distribuir material de divulgação sobre sanidade animal e vegetal. Na feirinha da agricultura familiar, trará produtos registrados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), dentre eles o Caprigut, estabelecimento do município de Passira que irá comercializar bebidas lácteas feitas com leite de cabra nos sabores: morango, ameixa e salada de frutas.

Haverá ainda o Cedoca, uma cooperativa de carne e leite de Sertânia que irá comercializar leite de cabra e queijo coalho (branco e temperado) de cabra, queijo coalho ao vinho, ricota, leite aromatizado; o Leite Nobre, laticínio de Venturosa que teve seu queijo super elogiado pelo chefe Jacquin do Masterchef na Agrinordeste, com queijo coalho artesanal e o queijo coalho artesanal defumado. Também está garantida a presença do Malta, laticínio de Passira, com queijo coalho e manteiga de garrafa.

SARA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário