Publicidade
ESTE BLOG ESTÁ EM REFORMA. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

Governo de Pernambuco prioriza apoio à agricultura familiar por meio de ações e projetos executados pela SARA e vinculadas


Dia Internacional da Agricultura Familiar é celebrado neste dia 25 de julho (Foto: Divulgação/SARA-PE)

Neste dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Agricultura Familiar, responsável por levar alimentos à mesa da população e que contribui para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, há mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares rurais, sendo 274 mil em Pernambuco. Em apoio a este importante setor produtivo, o Governo de Pernambuco vem reforçando o compromisso com os homens e mulheres do campo em todo o Estado, por meio de ações e projetos executados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e suas vinculadas.

O Poder Executivo Estadual tem priorizado estratégias e um conjunto de políticas públicas para estruturação e desenvolvimento do setor, tanto do ponto de vista da universalização do acesso a água, a exemplo da construção de cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e barragens; quanto do processo de inclusão produtiva, através da agroindústria, além de assistência técnica e do apoio de políticas de acesso ao mercado (incluindo o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE).


Dessa forma, é possível estabelecer a convivência com diferentes biomas, como o semiárido e as matas, assegurando a permanência da população no campo e estimulando o processo produtivo. “Por determinação do governador Paulo Câmara, nossa gestão, incluindo a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf) e as vinculadas ProRural, Iterpe, Ceasa, IPA e Adagro, trabalha diuturnamente para levar ações e programas estruturadores, que vão fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, pontuou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.

PIB - O setor da agricultura familiar é responsável por 33% do valor bruto da produção agropecuária do País e pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ascom SARA-PE

Comentários

Publicidade