quarta-feira, maio 09, 2018

Servidor agora pode consultar seu contracheque online - Artigo de Diego Castro



Todo servidor sabe da importância de sempre acompanhar seu contracheque, e de como ele é necessário frequentemente, seja para preencher seu Imposto de Renda ou para comprovar o seu rendimento.

O que muita gente não sabe, é que agora o servidor do Estado de Pernambuco pode tirar seu contracheque de forma online, sem sair de casa, com apenas alguns passos.

Para realizar o procedimento é bastante simples, tudo que se precisa é de um computador (o acesso por celular, apesar de possível, não é recomendável) e acesso à internet para conseguir resgatar seu documento sem ter que enfrentar nenhuma fila.

Para consultar seu contracheque, primeiramente basta digitar no Google: “Contracheque Pernambuco”. O primeiro resultado será a página do Portal do Servidor de Pernambuco, um site do governo que possibilita o servidor realizar diversas consultas facilmente.

Com seu CPF e Senha em mãos, basta inserir seus dados e pronto! Você já tem acesso ao seu contracheque de forma rápida e simples.

Porém, se este é o seu primeiro acesso, é necessário realizar o seu cadastramento no Portal, que é realizado neste site: https://www.peconsig.pe.gov.br/pe/servidor/cad_servidor.jsp#no-back


Primeiramente, deve-se inserir todos os seus dados, verificando se não há erro de digitação. Após conferir, basta colocar o código que se encontra na caixa cinza e clicar em “CONFIRMAR”. Com a senhas em mãos, basta voltar para o site do Portal e retirar seu contracheque.

AVISO: Lembre-se de conferir que seus dados foram inseridos corretamente.

OUTROS SERVIÇOS

Também é possível que o servidor do estado realize diversos procedimentos no Portal, um muito importante é o do recadastramento anual.

Para quem não sabe, o recadastramento é uma obrigação do servidor, que deve ser realizado anualmente no mês do seu aniversário. Neste procedimento será atualizado todos os seus dados, desde endereço até afiliações.

Sendo obrigatório para todos os servidores, os que faltarem ou esquecerem de fazer estão sujeitos a diversas penalidades, desde multas até o congelamento do salário, por isso é importante que sempre seja realizado dentro do prazo e que se tome bastante cuidado para inserir todos os dados da forma mais correta possível.

DIFICULDADES

Infelizmente o servidor frenquentemente encontra diversas dificuldades ao acessar o Portal. A mais comum delas é de simplesmente o site não entrar.

Este problema se dá porque há excesso de acessos simultâneos naquele momento. A única solução é tentar acessar o site em outro horário, de preferência tarde da noite ou cedo da manhã, quando há menos pessoas no website.

Você pode verificar diversos problemas e suas soluções em: http://www.saibaseusdireitos.org/portal-do-servidor-pernambuco/

Também sempre é possível ir diretamente no setor de Recursos Humanos do seu órgão e tirar qualquer dúvida que se tenha pessoalmente.

Outra grande dificuldade que o servidor encontra é na hora de criar sua senha. Felizmente ela também pode ser realizada pessoalmente no RH, tornando o procedimento mais simples na hora de consultar seu contracheque.

Há também a possibilidade de ligar pelos telefones: (81) 3183 7940 ou (81) 7945 7942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário