terça-feira, 27 de março de 2018

Prazo para recadastramento biométrico chega ao fim em 20 cidades de Pernambuco, nesta terça-feira (27)

Vinte cidades de Pernambuco encerram nesta terça-feira (27) o prazo para cadastro da biometria (Foto: Reprodução/TV Fronteira).

O prazo para realizar o recadastramento biométrico chega ao fim em 20 municípios de Pernambuco, nesta terça-feira (27). Em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, a fila começou a se formar ainda de madrugada e já amanheceu grande. Todos os cartórios e postos de atendimento terão expediente.

Segundo o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), São Lourenço tem cerca de 82 mil eleitores. Destes, 15 mil ainda não tinham comparecido para fazer o cadastro da biomeria até o começo desta terça. "Os cartórios funcionam até as 16h. Temos gente suficiente para atender a população", garantiu o coordenador da biometria do TRE, Eduardo Lucas.

O prazo desta terça-feira vale também para os eleitores das cidades de Agrestina, Belém de São Francisco, São José do Belmonte, Casinhas, Riacho das Almas, Exu, Sairé, Triunfo, Surubim, Bodocó, Flores, Mirandiba, São José do Egito, Lagoa do Carro, Carpina, Gameleira, Ribeirão, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe.


Para fazer o recadastramento, é preciso comparecer ao posto do TRE ou cartório eleitoral com identidade, CPF e comprovante de residência no nome do eleitor.

O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de outubro de 2018, quando serão escolhidos presidente, senadores, deputados estaduais e federais.

Além disso, o eleitor vai sofre com outras punições, como restrições no CPF, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, além de ficar sem poder tirar ou renovar o passaporte.

Os eleitores que quiserem mudar de cidade (transferência do domicílio eleitoral), regularizar pendências (multas), atualizar dados (endereço, estado civil, profissão, grau de instrução etc), solicitar certidões ou fazer o primeiro alistamento (maioria dos jovens entre 16 e 18 anos) terão ainda todo o mês de abril de 2018 para comparecerem aos postos de atendimento.

Com a conclusão deste ciclo de cadastramento, Pernambuco terá cerca de quatro milhões e meio de eleitores biometrizados. Outros dois milhões que deverão passar pelo processo até 2022. Este é o prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para atingir 100% de todo o eleitorado brasileiro.

Por G1 PE


0 comentários:

Postar um comentário