quinta-feira, novembro 09, 2017

APA de Guadalupe terá curso para formação de agentes em Educação Ambiental


Lançamento do projeto será na próxima terça (14), em Tamandaré, quando será iniciado o processo de inscrição (Foto: Divulgação/CPRH)

Unidades de Conservação (UCs) de Pernambuco estão sendo beneficiadas com a realização de um Curso de Formação de Agentes em Educação Ambiental, com recursos provenientes da compensação ambiental. Na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no Litoral Sul do Estado, o curso oferecerá 50 vagas, em duas turmas de 25. O lançamento do projeto será na próxima terça (14), às 9h, na sede de APA, no município de Tamandaré, quando será aberto o período de inscrição e anunciados as datas, horários e locais do curso.

A formação será realizada pelo Governo de Pernambuco – por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) – e pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), entidade selecionada por edital público da CPRH (nº 02/2016). Dentro do planejamento, uma oficina de mobilização social foi realizada esta semana, em Tamandaré, pelo Cepan.


Além de representantes do Conselho Gestor da APA, participaram da oficina moradores de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Tamandaré – municípios que têm áreas compreendidas na APA –, entre eles professores e representantes de associações e organizações não-governamentais. A formação reforça a promoção da EA no contexto das Unidades de Conservação, com a proposta de desenvolvimento de uma agenda prática, e terá duas etapas: a Fase de Capacitação (teoria) e a Fase de Intervenção (prática).

Na primeira, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos sobre Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas a Conservação, Gestão e Legislação Ambiental, e a conteúdos sobre fundamentos de Educação Ambiental. Desta forma , poderão conhecer a UC, reconhecer sua importância, saber os serviços ambientais que ela presta, localizar seu zoneamento e as permissões de uso de cada zona, bem como entender a UC como uma estratégia de conservação à luz da legislação ambiental, e os instrumentos legais existentes para promover a utilização sustentável dessas áreas.

Já na Fase de Intervenção, os participantes executarão ações planejadas por eles próprios na etapa de capacitação. Para a construção desse Plano de Ação serão levantados diversos conflitos a serem sanados na UC, visando a organização das ações educativas voltadas para a mitigação destes problemas. O projeto ainda prevê uma atualização no Regimento Interno do Conselho Gestor da APA, gerando um maior envolvimento do conselho com a temática através da criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental e da realização de uma capacitação em captação de recursos para UCs.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário