sábado, abril 08, 2017

Juazeiro sedia debate de especialistas e produtores de cebola sobre a rio Bacia do São Francisco


Um dos eventos de maior relevância para o agronegócio do Vale do São Francisco, o 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, além de debater temas como produção, melhoramento genético e mercado, abrirá espaço para questões como assoreamento do rio, revitalização e preservação ambiental. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de abril, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro – BA, das 8h às 18h30.

A abordagem será feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que traz para os visitantes a discussão ‘Bacia do São Francisco - Recomposição e Defesa’. De acordo com o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, serão apresentadas ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, incluindo o Plano Novo Chico, um investimento do governo federal da ordem de R$ 34 milhões.

Os participantes dos seminários poderão ainda tirar dúvidas sobre preservação ambiental, obras para conter o desmoronamento da margem do rio, assoreamento e a ocupação de áreas de preservação permanente. “Essas obras promovem a recuperação e a preservação do rio, o que garante mais qualidade e quantidade de água para a população. Os beneficiados são os cidadãos”, afirmou Guerra.

Durante os três dias, o evento, que é uma realização da Aprocesf - Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco, Anace - Associação Nacional dos Produtores de Cebola e Embrapa, promoverá ainda palestras com representantes de entidades, a exemplo da Epagri e Embrapa, além de empresas, universidades e instituições ligadas ao setor agrícola.

Também estão previstas as presenças de empresários, produtores, pesquisadores e especialistas da Argentina e Uruguai e dos estados produtores de cebola do Brasil: Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte.

Serviço
29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul
Programação
Dia: 26/4/2017
9h – Abertura Oficial
11h - Mercado de Cebola do Mercosul – com Daniel Schmitt -Epagri
14h - Melhoramento Genético da Cebola na Embrapa – com Valter Rodrigues Oliveira -Embrapa
15h - Nutrição Eficiente para Altas Produtividades – com Mitsuhiro Abe -SQM Vitas
16h20 - Cultivo de cebola por semeadura direta - com Franklin Freitas Silva – Geocomercial.
17h - Produção Sustentável de Cebola – com Jaírton de Araújo Fraga -Uneb
17h45 – Assembleia Geral da ANACE – Antônio Carlos Pagano, Presidente da ANACE

Dia: 27/4/2017
8h20 - Armazenamento de Cebola Longa Vida - Agrocinco
9h - Os Desafios da Produção de Sementes de Cebola no Semiárido – com Paulo César Tavares de Melo (Professor Livre Docente - ESALQ/USP)
10h - Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa - Codevasf
11h - Melhoramento Genético da Cebola para Clima Tropical trás Benefícios para Produtores – com Patrícia Guerra e Wênio Barbosa -Nunhems
14h - Irrigação por Gotejamento – Tecnologia para Alto Rendimento da Cebola - Netafin
15h - Manejo Produtivo da Cultura da Cebola – com Guilherme Ogata -Arysta
16h20 - Painel dos Estados e Mercosul: apresentação dos dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta - moderador: George Ricardo L. Bandeira -Bahiater

Dia: 28/4/2017
8h - Visita de campo à área do Projeto Salitre, em Juazeiro, BA
12h - Encerramento

Mais informações: (87) 3862-1892 ou pelo site: www.seminarionacionaldecebola.com.br
CLAS Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário