quinta-feira, janeiro 26, 2017

Eike Batista, irmão e vice-presidente do Flamengo são alvos da Lava-Jato no RJ

PF prende ex-braço-direito de Eike e vice de futebol do Flamengo
Polícia Federal entra na casa do empresário, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / Tv Globo)

A Polícia Federal está na casa de Eike Batista, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para cumprir mandado de prisão pela Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, braço da Lava Jato. Os policiais chegaram à casa do empresário por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (26). O empresário, no entanto, não estaria na residência, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Foram expedidos, pela 7ª Vara Federal Criminal, nove mandados de prisão preventiva, quatro de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro.

A PF investiga crimes de lavagem de dinheiro consistente na ocultação no exterior de aproximadamente U$ 100 milhões. "Boa parte dos valores já foi repatriada", informa a PF em nota. Também são investigados os crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, além de organização criminosa.


Eike é acusado de pagar propina para o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que foi preso na mesma operação, para conseguir vantagens para seus negócios no Rio. Contra ele também estaria sendo cumprido mandado de busca e apreensão.

Os policiais federais têm ainda outros oito mandados de prisão e busca e apreensão para serem cumpridos, além de mandados de condução coercitiva (quando as pessoas são obrigadas a acompanharem os policiais para prestarem depoimento), entre eles, contra a ex-mulher de Sérgio Cabral, Suzana Neves Cabral, e um irmão dele, Maurício de Oliveira Cabral.

Um desses mandados já teria sido cumprido nesta quinta. Seria contra Flávio Godinho, ex-braço direito de Eike e vice-presidente do Flamengo. Ele é acusado de ocultação e lavagem de dinheiro.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário