quinta-feira, dezembro 01, 2016

Embarcação com pesca irregular é apreendida em Porto de Galinhas, numa ação que envolveu CPRH, Ibama e PF

Equipe teve ainda a participação de agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Ipojuca (Fotos: CPRH/Divulgação)

Uma ação conjunta da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Ibama, Polícia Federal e Secretaria de Meio Ambiente de Ipojuca resultou na apreensão, na tarde desta quinta-feira (1º), de uma embarcação, uma rede de espera de 1.200 metros e 150 quilos de pescados, frutos de pesca irregular realizada em Porto de Galinhas, no litoral Sul do Estado. A fiscalização envolveu 17 profissionais – em terra e mar – e uma embarcação da PF. O proprietário do barco usado na atividade ilegal foi multado em R$ 3.300 – valor definido pela legislação ambiental.

A fiscalização foi definida a partir de uma denúncia feita no início de novembro à CPRH: a de que está havendo alta mortandade de tartarugas marinhas em algumas áreas da costa, em Porto de Galinhas. Muitas dessas mortes, de acordo com as informações, ocorrem porque as tartarugas ficam presas em redes de pesca. Há três semanas, em reunião preparatória na sede do Ibama, foi definida a operação desta quinta , que teve 4 agentes da unidade de fauna da CPRH, 4 do Ibama, 7 da Prefeitura de Ipojuca e dois policiais federais.

Os 150 quilos de pescados encontrados na embarcação (sardinha, corvina, pescada e serra) foram doados, no final desta tarde, à Mesa Brasil, entidade carente que trabalha com alimentos na área da Ceasa, no Recife. Para a atividade pesqueira é necessária autorização emitida pelo Governo Federal (Secretaria da Pesca). Por isso a apreensão do barco, com o proprietário do mesmo ficando como fiel depositário. A rede de espera ficou com o Ibama.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário