quarta-feira, outubro 26, 2016

No IMIP, Humberto inaugura equipamentos comprados a seu pedido para minimizar sequelas da microcefalia

No pedido que fez ao Governo de Taiwan, o senador ressaltou a complexidade da microcefalia (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

Depois de ter conseguido apoio do Governo de Taiwan para o projeto médico-clínico-terapêutico realizado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) com crianças pernambucanas acometidas por microcefalia causada pelo vírus zika, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), vai participar da inauguração dos equipamentos comprados, nesta quarta-feira (26), junto com o embaixador de Taiwan, Isaac Tsai.

A cerimônia do acordo de cooperação será realizada na sede do Imip, no bairro de Coelhos, no Recife, às 10h30.

No total, quase R$ 100 mil foram usados para a aquisição de material do projeto de estimulação precoce e de prevenção de agravos à saúde de crianças com microcefalia nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoterapia e psicologia.

“Essa contribuição permitirá ao centro de reabilitação do Imip ampliar as suas atividades para cerca de 200 novas crianças que receberão acompanhamento integrado do seu desenvolvimento, com consultas semanais nas diversas especialidades. Isso minimiza sequelas e traz benefícios nas aquisições motoras, de linguagem, cognição e socialização das crianças e das famílias”, resume Humberto.

Os recursos financeiros foram utilizados na compra de tapetes emborrachados, notebooks, mini plataformas vibratórias, aparelhos de som portátil, balanças, armários, centenas de brinquedos sonoro e de contraste, jogos de lanterna, entre outros itens. “Os equipamentos contribuem, inclusive, na estruturação do vínculo mãe e bebê e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças. Taiwan acertou ao contribuir com essa bela iniciativa e somos gratos por isso”, disse Humberto.

No pedido que fez ao Governo de Taiwan, o senador ressaltou a complexidade da microcefalia, admitida como uma má formação do cérebro proveniente de um desenvolvimento inadequado associada ao comprometimento de estruturas cerebrais importantes. Na maior parte dos casos, há alterações moto-cognitivas, variantes em relação ao grau do comprometimento cerebral.

Assessoria de Imprensa Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário