sexta-feira, abril 08, 2016

MPPE pede força-tarefa policial para conter violência no Sertão de Pernambuco


Com crescimento nos casos de violência, moradores do município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, vivem amedrontados. E a falta de policiamento tem contribuído para que as pessoas tenham receio até de atravessar a rua durante o dia. Após denúncias, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhou recomendações à Secretaria de Defesa Social para reforçar a segurança, entre elas a criação e uma força-tarefa composta por delegado, escrivão e agentes de polícia para atuar exclusivamente na conclusão dos inquéritos policiais em aberto referentes a crimes dolosos contra a vida, contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e por tráfico de drogas. A SDS tem 30 dias para atender à recomendação.

De acordo com o promotor de Justiça Júlio César Elihimas, a população de Sertânia vem fazendo constantes reclamações sobre a grande quantidade de furtos e assaltos, bem como o recorrente transporte de carga roubada pela cidade. Porém, as polícias Civil e Militar não dispõem de recursos adequados para desempenhar suas funções.



No caso da Polícia Civil, o delegado que atua em Sertânia está acumulando outros dois municípios. “Há grande quantidade de inquéritos com prazo legal expirado e requisições do Ministério Público que não foram atendidas”, afirmou. O MPPE recomendou ao secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e ao chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, que providenciem, em até 30 dias, o aumento do efetivo de policiais na delegacia e que a unidade conte sempre com um mínimo de dois agentes, para que não feche em horário de almoço, jantar ou em caso de saída para atender a ocorrências. A delegacia também terá que funcionar 24 horas.

Polícia Militar

Segundo Júlio César Elihimas, Sertânia dispõe apenas de uma equipe por dia em uma viatura, o que se reflete na ausência de atendimentos rápidos, falta de policiamento na zona rural e nos distritos. “Como os casos em flagrante têm que ser lavrados em Arcoverde, durante as prisões a cidade de Sertânia permanece sem PM”, disse o promotor. Os PMs também não contam com armamento, munição e coletes à prova de balas adequados. O MPPE recomendou à SDS e ao comandante-geral da PMPE que triplique o efetivo policial em Sertânia e disponibilizem três viaturas.

Por fim, a Polícia Militar deve implementar barreiras policiais nas saídas de Sertânia para as cidades de Afogados da Ingazeira e Monteiro (Paraíba), a fim de coibir o trânsito de criminosos que utilizam essas rotas para escoar cargas roubadas e drogas.

Prazo

O secretário Alessandro Carvalho e os gestores das Polícias Civil e Militar têm um prazo de 15 dias para informar ao MPPE as ações adotadas para cumprir as medidas recomendadas.

Diário de Pernambuco
Com informações do Ministério Público de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário