quarta-feira, março 09, 2016

Juízas pedem apoio à indicação de Simone Duque ao cargo de desembargadora


Um grupo de 25 magistradas entregou, na tarde desta terça-feira (8), um abaixo-assinado ao presidente do TJPE, Leopoldo de Arruda Raposo, como manifestação de apoio à indicação da advogada Simone Duque de Miranda nas eleições do Quinto Constitucional pela vaga da OAB-PE. O ato marca o Dia Internacional da Mulher e tem como objetivo reivindicar a presença da única candidate mulher à desembargadora na lista tríplice, que será formada pelo TJPE na próxima segunda, 14, e entregue ao governador Paulo Câmara para decisão final.

Simone Duque de Miranda preenche todos os requisitos legais e obteve a terceira posição na lista sêxtupla da OAB e primeiro lugar na capital. Advogada militante há quase 20 anos, integra uma tradicional família de juristas, sendo pós graduada em Direito Público, em Direito Processual Civil , e em Direito Marítimo, Portuário e Direito do Petróleo. Também é formada em Administração de Empresas, com especialização em Reestruturação Organizacional, que serve de base para sua atuação no Direito Empresarial.

Ao longo das eleições, foi criado o movimento Por Mais Mulheres no TJPE, com o slogan “TJPE 51 homens X 1 mulher: vamos reparar essa injustiça”, com o apoio de diversos setores da sociedade que defendem a igualdade de direitos. Atualmente, Pernambuco ocupa a última posição no ranking da democratização entre homens e mulheres no segmento, com menos de 2% de presença feminina nos tribunais. No Tribunal de Justiça do estado (TJPE), dos 52 desembargadores, há apenas uma mulher. Nos últimos 200 anos, foram apenas quatro que integraram os gabinetes do poder.

Por Sonia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário