domingo, janeiro 24, 2016

"Onde tem folia, tem que ter paz": SDS divulga esquema para o Carnaval 2016

Policiais Civis, Militares, Bombeiros e da Polícia Cientifica de todo Pernambuco estarão se revezando em escalas de plantões para garantir a festa tranquila ao folião (Foto: Blog 4º BPM em foco)

Auxiliado por 643 câmeras de monitoramento, o efetivo vai coibir a violência nos principais polos de animação no Estado. Acompanhando em tempo real a Folia de Momo estará em funcionamento, no bairro de São José, o Centro de Operações do Carnaval funcionando ininterruptamente, das 19h do dia 05/02 às 19h do dia 10/02, fazendo de Pernambuco o carnaval mais seguro do país.

Considerando os revezamentos e quantidade de plantões, os policiais militares estarão presentes por 27.702 vezes nos polos de folia de todo Pernambuco, os policiais civis por 4.230, mais 2.995 para os bombeiros militares, e 539 servidores da Polícia Científica durante os seis dias de folia. A grande festa popular, o Carnaval, reúne milhares de foliões nas ruas, para brincar ao som dos diferentes ritmos, que embalam a festa pernambucana. A tradição se espalha por todos os cantos do Estado, e nesse período a região recebe visitantes do mundo inteiro.

Entrando no ritmo da folia, a Secretaria de Defesa Social - SDS montou um esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos foliões, durante as festividades de 2016. Os detalhes da Operação Carnaval 2016 foram divulgados na manhã desta quinta-feira (21/01), durante coletiva de imprensa, na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife. No período momesco serão lançados 35.466 profissionais de segurança pública, sendo 27.702 policiais militares, 4.230 policiais civis, 2.995 bombeiros militares e 539 servidores da Polícia Científica, que irão atuar durante os seis dias de folia, nos principais polos de animação do Estado. Um incremento de quase 6% no número de efetivo em relação ao ano passado, um aumento de 1.931 lançamentos de profissionais de segurança nas ruas durante a folia.

O secretario da SDS, Alessandro Carvalho, falou do esforço conjunto para que o carnaval de Pernambuco seja a cada ano mais seguro e tranquilo. “Planejamos a segurança do Carnaval de 2016 desde outubro de 2015, através de um grupo de trabalho, o GT Carnaval, juntamente com prefeituras, Poder Judiciário, Ministério Público, blocos e outras instituições”, contou. Para acompanhar, em tempo real a folia de Momo, o Centro de Operações do Carnaval estará funcionando, ininterruptamente, das 19h do dia 05/02 às 19h do dia 10/02, no Centro Integrado de Comando e Controle – CICCR, localizado na sede da Agência Estadual da Tecnologia da Informação – ATI, no bairro de São José.

Estarão presentes no CICCR, representantes dos Órgãos Operativos da SDS, da Prefeitura, da Celpe, do Metrorec e do Consórcio Grande Recife, entre outros órgãos. Auxiliando as ações da SDS, 643 câmeras do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) serão utilizadas no monitoramento das vias durante no período carnavalesco, colaborando com o trabalho dos profissionais de segurança que atuarão na capital e na RMR durante a festa. A segurança contará ainda com dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo - GTA, equipados para resgates e operações especiais, apoiando as ações das polícias e do Corpo de Bombeiros, atuando através do patrulhamento nas rodovias e no litoral. As aeronaves também podem identificar retenção de veículos nas rodovias, realizar resgate aquático e terrestre, fazer remoção em acidentes, além da identificação de focos de tumulto.

Para proporcionar maior celeridade na formalização dos flagrantes e Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO’s, a Polícia Civil contará na capital pernambucana com quatro delegacias de plantão. São elas a Central de Plantões da Capital, a 2ª Central de Plantões, situada no Departamento de Repressão ao Narcotráfico – Denarc, a Delegacia de Boa Viagem e a delegacia de plantão de Água Fria. Em casos de furto, roubo, perda ou extravio de documentos, acidentes sem vítimas, dano ou depredações, o registro pode ser feito a qualquer hora na Delegacia pela Internet nos endereços www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

Atuando no Carnaval há nove anos, o Juizado do Folião, organizado pela Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE atenderá a população durante o desfile do Galo da Madrugada no sábado (06/01), em dois polos: no Fórum Thomaz de Aquino, na Martins de Barros, bairro de Santo Antônio, e na Estação Central do Metrô do Recife, na Floriano Peixoto, São José. O Juizado trabalhará ainda através de plantão no Juizado Civil do Aeroporto Internacional do Recife, no atendimento aos pernambucanos que deixam o Estado e aos foliões que chegam para a festa, em casos como atraso ou cancelamento de voos, problemas com bagagem, falta de assistência das companhias aéreas, entre outros.

A Corregedoria Geral da SDS também terá plantão de 24 horas, com equipes do Grupo Tático para Assuntos Correicionais – GTAC e na sede da Corregedoria, situada na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, em frente ao Atacado dos Presentes ou pelos telefones: (81) 3184 2714 e 3184 2754. Galo da Madrugada O esquema especial do desfile do Galo da Madrugada, que acontecerá no Sábado de Zé Pereira (06/01), contará com 5.578 profissionais de segurança, sendo 4.025 policiais militares, 365 policiais civis, 1.071 bombeiros militares e 177 servidores da Polícia Científica. A Polícia Militar atuará com oito postos de detenção e triagem, seis postos de comando, 14 pontos de controle e acesso, 11 unidades especializadas, 35 patrulhas em plataformas, 75 patrulhas periféricas e 82 viaturas. Os foliões contarão ainda com o apoio da Polícia Civil, por meio de seis delegacias de plantão e três móveis, oito unidades especializadas, além da Coordenação de Operações e Recursos Especiais – Core.

Já o Corpo de Bombeiros contará com três postos de comando, 24 plataformas, 15 viaturas e 05 embarcações. Uma equipe composta por 397 bombeiros estará realizando serviços de vistorias em camarotes, estabelecimentos comerciais, entre outros locais. Também atuarão no desfile, 177 profissionais da Polícia Cientifica, como peritos criminais, peritos papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares de Plantão. A equipe estará trabalhando em quatro postos de comando integrados localizados na Estação Central do Metrô, no Fórum Thomaz de Aquino dando suporte ao Juizado do Folião, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, e na 2ª Delegacia de Plantão / Denarc. Folia para todos os lados: No Recife, os 52 polos oficiais de folia vão contar com o lançamento de 5.713 policiais militares, 425 policiais civis e 358 bombeiros militares.

A Polícia Civil atuará com quatro Delegacias de Plantão localizadas na Av. Rio Branco, Boa Viagem, Água Fria e Afogados, além da Central de Plantões da Capital. Os bombeiros militares trabalharão no Recife Antigo com 358 lançamentos, distribuídos em três plataformas e duas viaturas. Ao todo, 297 profissionais da Policia Científica atuarão na Capital e na Região Metropolitana. Para quem optar por brincar o Carnaval em Olinda, a SDS vai empregar 2.736 policiais militares lançados em cinco postos de comando, 42 patrulhas, seis plataformas, e duas Plataformas de Observação Elevada – POE que serão empregadas pela primeira vez no Sítio Histórico auxiliando na visualização de ocorrências. 735 policiais civis vão atuar na Central de Plantões, que funcionará na Secretaria de Obras de Olinda, em três delegacias especializadas (Delegacia pela Internet, Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente e Departamento de Polícia da Mulher), além da delegacia de plantão do Varadouro.

Na prevenção de acidentes o Corpo de Bombeiros Militar atuará com 233 bombeiros em duas viaturas e três plataformas localizadas na Praça do Carmo, Praça de São Pedro e uma na Prefeitura de Olinda. RMR Na Região Metropolitana do Recife, serão lançados 5.649 policiais militares e 280 civis. Haverá seis Delegacias de Plantão, localizados nas cidades de Paulista, Prazeres, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá e Porto de Galinhas. Para a população que vai frequentar as praias do litoral pernambucano no período momesco, o Corpo de Bombeiros montou um esquema especial com seis viaturas e 10 embarcações. As equipes de salvamento atuarão nas praias de Olinda, Pina, Boa Viagem, Candeias, Piedade, Goiana, Carneiros, Itamaracá, Porto de Galinhas, Tamandaré, Fernando de Noronha e em Petrolina.

Os foliões que escolherem brincar na folia do interior de Pernambuco também vão contar com o policiamento reforçado pela SDS. No período de 06 a 09 de fevereiro serão empregados 8.012 policiais militares, 2.376 policiais civis, 586 bombeiros militares e 125 policiais científicos. Para garantir a tranquilidade no interior 38 delegacias seccionais estarão funcionando em regime de plantão, além do reforço durante o período carnavalesco nos plantões das delegacias de Pesqueira, Nazaré da Mata e Triunfo. A atuação dos bombeiros militares será auxiliada por 30 viaturas, seis embarcações e quatro plataformas que estarão garantindo a segurança.

Quarta-feira de Cinzas Farão a segurança dos foliões no último dia de Carnaval, 1.567 policiais militares e 49 policiais civis, que atuarão garantindo a segurança no desfile dos Irresponsáveis, Bacalhau do Batata, Bacalhau de Paratibe, Bacalhau do Verdura, dentre outros blocos. Também estiveram presentes à mesa da coletiva, à disposição da imprensa, o secretário executivo da SDS, Rodrigo Bastos; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite, a juíza da Coordenadoria de Juizados Especiais, Maria Tereza Machado; o promotor José Bispo, em nome do Ministério Público; o delegado especial Luiz Andrey, chefe em exercício da Polícia Civil; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque; o comandante em exercício do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Teles; e a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos.

Também foram anotadas as presenças do coordenador do Samu, Leonardo Gomes; da secretária de Turismo de Tamandaré, Maria de Fátima; do chefe de gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – CREA, Joadson de Souza Santos; do comandante da Guarda Municipal do Recife, inspetor Marcílio Domingos; da secretária de Segurança Cidadã da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Carla Vieira; entre outras autoridades.

Polícia Civil de Pernambuco/SDS-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário