quarta-feira, dezembro 16, 2015

MPPE articula plano de ação de combate ao Aedes Aegypti em Caruaru


As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, serão intensificadas em Caruaru com a formação de brigadas voluntárias em escolas, faculdades e igrejas evangélicas. As medidas foram anunciadas na segunda-feira (14), no auditório da sede das Promotorias de Justiça do município, durante audiência dos promotores de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira e Gilka Miranda com representantes das entidades locais envolvidas no combate à dengue.

Na oportunidade, o Comitê de Combate ao Aedes Aegypti tornou-se intersetorial, com a participação do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, 4º Batalhão da Polícia Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). “A criação das brigadas foi a forma encontrada para envolver toda a sociedade caruaruense nessa luta”, observou Paulo Augusto.

De acordo com o presidente do Comitê e diretor de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Florêncio, houve um crescimento de quase mil por cento nos casos suspeitos de dengue este ano em relação a 2014. Mas, os casos confirmados chegaram a 487, abaixo da média de 550 registrada no Estado. Os bairros considerados críticos como focos de dengue já foram mapeados pela Secretaria Municipal de Saúde. São eles: Salgado, Boa Vista, Morro do Bom Jesus, Santa Rosa e Centenário. Nessas localidades as ações preventivas já foram intensificadas. Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Souza, Caruaru conta com 300 agentes de endemias e mais 500 agentes de saúde envolvidos nesse trabalho, que será reforçado agora pelas brigadas.

Ao final da audiência, Paulo Augusto requisitou à Secretaria de Saúde do município, no prazo de até quinze dias, o levantamento da situação epidemiológica em Caruaru, em relação às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti; cópia do plano municipal de enfrentamento a essas doenças; e se a Prefeitura local recebeu os insumos utilizados no combate ao vetor, encaminhando prova documental nesse sentido.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário