quarta-feira, novembro 18, 2015

MPPE e Secretaria Estadual de Educação assinam convênio de projeto "Abraçando a Escola"

Convênio foi assinado no Salão dos Órgãos Colegiados do MPPE (Foto: Alyne Pinheiro/SES-PE)

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Carlos Guerra de Holanda, e o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, assinaram convênio de cooperação técnica, nessa segunda-feira (16), no Salão dos Órgãos Colegiados do MPPE. O convênio vai viabilizar a execução do projeto Abraçando a Escola, idealizado pelo secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Aguinaldo Fenelon, que também firmou o documento juntamente com o juiz de Direito Paulo Brandão; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo; o defensor público Jocelino Nunes; secretário estadual do Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento; e o subchefe da Polícia Civil, Luís Andrey.

Com esta iniciativa, o MPPE tem, entre outros objetivos, o de reduzir a evasão escolar, diminuir conflitos entre alunos e professores e construir uma consciência cidadã entre os alunos da rede estadual de ensino. O projeto conta, ainda, com parcerias do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Secretaria de Defesa Social (SDS). “Vamos juntos criar essa corrente para fazer a diferença na história da educação do nosso Estado. Vontade, coragem e garra é o que não nos falta para mudar a realidade o país”, observou Carlos Guerra na abertura da solenidade de assinatura do convênio.

Por sua vez, Fenelon destacou a importância do diálogo entre as instituições e as escolas da rede pública de ensino. “Nós precisamos sair dos nossos gabinetes e conversar com os estudantes para discutir a violência contra a mulher, o combate ao racismo, ao bullying e à corrupção, entre outros assuntos importantes que envolvem a sociedade”, argumentou. Em seguida, voltou a afirmar que a evasão escolar é uma das principais causas da violência urbana no País.

Fred Amâncio concordou com Fenelon ao destacar que “a violência não nasce dentro da escola. Nasce fora dos muros das unidades de ensino”. Em seguida, disse reconhecer “a importância do projeto do MPPE e da parceria aqui iniciada, que busca fortalecer a cidadania e a educação dos nossos jovens estudantes”. De acordo com Carlos Guerra, “acabamos de testemunhar o surgimento de mais um instrumento de transformação social que fortalece a cidadania”.

O projeto consiste na realização de palestras proferidas quinzenalmente por diversas autoridades nas escolas da rede estadual de ensino. Além disso, o MPPE promoverá a cada dois meses encontros com pais e professores das escolas atendidas pelo projeto. Doze educandários da rede estadual de ensino aderiram ao projeto. São eles: Escolas Aníbal Fernandes, Almirante Tamandaré, Estácio Coimbra, José Maria, Irmã Magna, Rotary de Nova Descoberta, Comandante Luiz Gomes, Álvaro Lins, Monte Verde, Assis Chateaubriand, Professora Fontainha de Abreu e Ginásio Pernambucano.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário