sábado, outubro 17, 2015

Produção de mel amplia renda de agricultores no sertão do Pajeú (PE)

Foto: Bruno Rocha/Codevasf

Os apicultores da Associação rural de Riacho Fundo, no município pernambucano de Quixaba, no sertão do Pajeú, comemoram os primeiros resultados obtidos após o recebimento de kits familiares de apicultura entregues pela Codevasf. Vinte e quatro famílias de produtores foram beneficiadas pela ação, que conta com recursos do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). Em Quixaba, o investimento na ação foi de R$ 131,4 mil.

Antes da chegada dos equipamentos, apenas quatro famílias retiravam o sustento familiar exclusivamente da atividade apícola. “O apoio da Codevasf foi um bom início para os produtores da associação. A chegada dos equipamentos trouxe ânimo para todas as famílias beneficiadas, especialmente aquelas que antes não viviam da produção de mel. Eu acredito que esse projeto vai marcar a história da nossa comunidade”, relata com entusiasmo Ivo Simplício, presidente da entidade. 

As famílias atendidas pela ação receberam o material necessário para o desenvolvimento da atividade. Foram entregues aos produtores dois tipos de kits familiares, sendo um composto por 20 colmeias e outro por 30.

“A gente já está produzindo com o apoio dos kits e os resultados são excelentes. Hoje já temos mais de 200 colmeias povoadas com abelha e também temos algumas melgueiras com mel. Ao todo, já temos 10 baldes de mel prontos para venda, o que vai proporcionar em torno de uns 250 kg de mel”, relata o presidente da entidade.

Os kits também incluem utensílios, indumentárias completas, melgueiras, fumigador, entre outros itens necessários para o desenvolvimento da atividade. A entrega dos kits foi determinada conforme os critérios do Plano Brasil sem Miséria e a capacidade produtiva de cada apicultor beneficiado”, destaca o gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Walber Santana.

Investimentos

Desde 2012, a Codevasf está investindo cerca de R$ 8,7 milhões em ações voltadas à promoção da apicultura em Pernambuco, na área de atuação da sua 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina. As ações são voltadas para famílias de comunidades rurais de vários municípios, como Araripina, Moreilândia, Serra Talhada, Bodocó, Exu, Petrolina, Manari, Belém do São Francisco, Dormentes, Inajá e Petrolândia, entre outros. 

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário