quinta-feira, setembro 10, 2015

Movimentos sociais e sindical cobram do Governo de Pernambuco um outro olhar para a educação do campo

Fotos: Ascom FETAPE
 
O ato de ocupação simultânea da Secretaria Estadual de Educação (SEE), no Recife, e das Gerências Regionais de Educação (GREs) de outros 10 municípios, realizado por Movimentos Sociais e Sindical, na manhã de hoje, fez com que o Governo recebesse uma comissão de manifestantes e já fechasse alguns encaminhamentos para resolver os problemas dos cerca de nove mil estudantes do campo, dos ensinos Fundamental e Médio, nas três regiões do estado, que estão sem aula há três meses.

Entre os acordos fechados, o secretário de Educação, Fred Amâncio, comprometeu-se em pagar, já na próxima segunda-feira, parte das mensalidades de transporte escolar, que estão atrasadas há cinco meses, e liquidar a dívida até o final deste mês. Os estudantes estão sem aula porque não têm como chegar às escolas, já que os condutores dos ônibus paralisaram os serviços.

A comissão também conseguiu agendar com Secretaria uma reunião para a próxima segunda-feira, com o objetivo de discutir a reposição das aulas e estabelecer uma agenda de encontros nos quais serão pensadas estratégias para resolver diversos problemas vivenciados pelas 500 turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA Campo/Educação Básica), a exemplo da falta de merenda escolar, de material didático e de expediente, na maioria dos municípios.

O ato foi organizado pela Fetape e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, CUT, MST, CPT, Pastoral da Juventude Rural e Quilombolas

Para o diretor vice-presidente da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues, a abertura do diálogo com o secretário de Educação foi uma grande conquista da mobilização. “Entre outras questões, reivindicamos que a Secretaria organize um processo de escuta permanente dos Movimentos Sociais e Sindical, para que a educação do campo possa avançar em Pernambuco. Esperamos que isso realmente aconteça”.

O secretário Fred Amâncio afirmou que a Educação do Campo é um prioridade para o Estado. "Mesmo neste ambiente de crise, o compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara é de que essa área não sofrerá contingenciamento".

Dezenas de pessoas, com cartazes, faixas, gritando palavras de ordem e expondo as principais reivindicações dos Movimentos Sociais e Sindical, em carros de som, ocuparam as (GREs) de Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina, Petrolina, Floresta, Palmares e Arcoverde.

Assessoria de Comunicação FETAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário