quarta-feira, agosto 26, 2015

M​iguel Coelho cobra ações para combater praga da mosca da fruta

​Encontro foi realizado na Alepe (Foto: Jarbas Araújo​)

O deputado estadual Miguel Coelho fez um apelo à Secretaria Estadual de Agricultura e ao Governo Federal pela intensificação do combate a uma das maiores ameaças à fruticultura do Vale do São Francisco, a mosca da fruta. A preocupação do parlamentar aumentou após uma audiência, na manhã desta terça-feira (25), na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, que discutiu o tema.

Durante o encontro, representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e da biofábrica de controle Moscamed apontaram para a possibilidade do aumento da praga no estado. “O Governo do Estado vem fazendo desde o ano passado um exitoso programa de combate à mosca da fruta. Porém, recebemos a informação que esse trabalho deve ser encerrado no final deste mês. Isso é muito preocupante porque a praga tinha sido reduzida em 70% e, caso o problema se alastre, pode comprometer a qualidade das frutas, por consequência, a produção e a exportação da fruticultura”, afirma Miguel.

De acordo com Jair Virgínio, diretor da Moscamed, o prejuízo causado aos produtores do Vale do São Francisco pela mosca da fruta gira em torno de 10% da colheita, representando R$ 100 milhões. “Com um investimento muito menos significativo do Poder Público é possível garantir um melhor desempenho à fruticultura do Vale, que hoje emprega 240 mil pessoas”, assegura Virgínio.

A possibilidade de redução das medidas de controle já é motivo de preocupação para o diretor do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf), Enildo Santana. “O encerramento do programa preocupa os produtores, que ainda pecam na desorganização e na falta de compromisso em adotar as práticas ensinadas pelo programa.”

Miguel Coelho também cobrou do Governo Federal a implantação do plano nacional de combate à mosca da fruta. “Ficamos sabendo na audiência que esse plano já está pronto e falta apenas vontade política para implementar. Isso é fundamental para controlar a praga, que afeta principalmente o pequeno produtor, que não tem muitos recursos para enfrentar a infestação da mosca da fruta.”

Uma audiência pública em Petrolina deverá ser realizada em setembro para apresentar soluções para o impasse. Serão convocados representantes do Ministério da Agricultura e dos governos de Pernambuco e da Bahia, além dos produtores do Vale do São Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário