terça-feira, junho 16, 2015

Inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro terminam nesta sexta-feira (19)

A edição 2015 do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) teve seu prazo de inscrições prorrogado. Agora, os estudantes interessados em participar do concurso poderão realizar as inscrições até o dia 19 de junho. (Acesse aqui a ficha de inscrição)

Para concorrer, é necessário estar atendo aos pré-requisitos, como ter entre 16 a 22 anos, estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou 3º ou 4º ano do ensino técnico de escolas públicas ou privadas. O certame é realizado pela Câmara dos Deputados em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação (SEE) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O número de representantes jovens é proporcional ao número de deputados de cada um dos estados. No caso de Pernambuco, serão selecionados quatro estudantes.

O projeto deve ser enviado com toda a documentação necessária, juntamente com a ficha de inscrição, para a Secretaria de Educação do Estado (SEE), de acordo com o modelo previsto no Manual de Procedimentos do PJB 2015. Os temas devem ser estruturados nas seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação cultura, esporte e turismo. Veja aqui o manual do PJB 2015.

Com a prorrogação do prazo de inscrição, as próximas etapas do programa também foram alteradas. O novo calendário passa a ser então o seguinte:

Calendário de atividades PJB 2015
Período de Inscrição - 01º de abril a 19 de junho
Período de seleção na Secretaria Estadual de Educação - 22 de junho a 10 de julho
Envio das informações sobre os pré-selecionados à Câmara dos Deputados e ao Consed - Até 10 de julho
Divulgação da lista dos pré-selecionados no portal da Câmara dos Deputados - 13 de julho
Convocação dos estudantes pré-selecionados para realização de inscrição eletrônica no sistema da Câmara dos Deputados para a seleção final - 13 de julho a 19 de julho
Período de seleção final na Câmara dos Deputados - 27 de julho a 7 de agosto
Divulgação do resultado do processo seletivo - 17 de agosto
Matrícula dos selecionados no programa - 17 a 21 de agosto
Período de contato com os participantes e organização para viagem - 17 de agosto a 18 de setembro
Chegada a Brasília - 20 de setembro
Realização do PJB - 20 a 25 de setembro

Saiba mais em: www.camara.leg.br/pjb

Fonte: Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário