quarta-feira, junho 03, 2015

Alepe instala Frente de Revitalização do Rio São Francisco e Demais Rios de Pernambuco


Na data em que é celebrado o Dia Nacional em Defesa do São Francisco, 3 de junho, foi instalado na Assembleia Legislativa um colegiado para estimular políticas públicas em defesa do maior rio brasileiro e de outros cursos d’água do Estado. A Frente Parlamentar de Revitalização do Rio São Francisco e Demais Rios de Pernambuco terá como coordenador-geral o deputado Odacy Amorim (PT), autor da iniciativa, e seu foco será a sustentabilidade hídrica e a preservação da biodiversidade.

Durante a reunião, Amorim expôs as prioridades e o planejamento dos trabalhos. Para elaborar um diagnóstico sobre os problemas locais, haverá visitas e reuniões com órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao final dos trabalhos, que podem durar até dois anos, será elaborado um relatório com recomendações aos órgãos competentes.

Segundo o coordenador-geral do colegiado, todos os municípios pernambucanos já foram oficiados para detalhar a situação de seus planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos. “Faremos uma visita ao São Francisco, que apresenta problemas relacionados ao desmatamento nas nascentes e nas margens do rio. Além disso, verificaremos a situação do Capibaribe e promoveremos um debate sobre o saneamento da Região Metropolitana. Nosso trabalho vai do Cais ao Sertão, incluindo todos os 29 rios de Pernambuco”, resumiu Amorim.

Socorro Pimentel (PSL) levantou questões relacionadas ao assoreamento e navegabilidade dos rios. Ao comentar a transposição do São Francisco, apontou que a falta de planejamento estaria causando redução no volume d’água nas usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó. O colegiado será integrado, ainda, pelos deputados Lucas Ramos (PSB), Miguel Coelho (PSB), Rodrigo Novaes (PSD), Tony Gel (PMDB), e Júlio Cavalcanti (PTB).

Acompanhando a reunião, o líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PTB), manifestou o apoio da bancada à iniciativa. Já a deputada Priscila Krause (DEM) propôs atenção especial ao Rio Ipojuca, o terceiro mais poluído do País, e à bacia hidrográfica do Rio Mundaú, que abrange o município de Garanhuns, no Agreste Meridional.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário