sexta-feira, setembro 05, 2014

Direitos Homoafetivos são debatidos no Sertão e MPPE escuta a população

Cerca de 500 pessoas participaram do IX Encontro de Direitos Homoafetivo: Promoção da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, realizado no município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), pela Comissão de Direitos Homoafetivos do Ministério Público de Pernambuco, no dia 2 de setembro, na Câmara de Vereadores. Representantes dos municípios de Ibimirim, Mirandiba e Triunfo também estiveram presentes.

“Foi o maior público presente nos encontros promovidos pela comissão. Isso demonstra o interesse da população em saber mais sobre os direitos de liberdade de orientação sexual e identidade de gênero”, ressaltou o promotor de Justiça Maxwell Vignoli. A comissão teve ainda a participação da promotora de Justiça, Carolina Moura.

Na dinâmica feita após a palestra Promoção da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, os participantes indicaram, dentre outros, os seguintes problemas a serem trabalhados para a implementação dos direitos da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT): o preconceito nas escolas, a falta de capacitação dos profissionais de saúde e a articulação entre as políticas da assistência social, da educação e da saúde.

“Todos os apontamentos dos problemas para a implementação dos direitos da população LGBT estão sendo recolhidos para a construção de um plano de apoio aos promotores de Justiça, com o objetivo de nortear a atuação do MPPE. O material será disponibilizado pela comissão no próximo ano”, explicou Maxwell Vignoli.

O evento de Serra Talhada contou com a presença dos promotores de Justiça Fabiano Pessoa e Vandeci Souza Leite, além de representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Defensoria Pública do Estado (DPPE), da Associação de Advogados do Brasil (OAB) Regional, de Secretarias Municipais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade de Pernambuco (UPE), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Sertão do Pajeú e do Sertão Central, e do Clube dos Dirigentes Lojistas.

No dia anterior, 1° de setembro, foi realizado o VIII Encontro de Direito Homoafetivo: Promoção da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, em Salgueiro (Sertão Central), no auditório da Gerência Regional de Educação, com a participação de cerca de 100 pessoas dos municípios de Salgueiro, Cedro, Sertânia e Verdejante. Nesse encontro, também foram recolhidas as indicações dos atuais problemas para a implementação dos direitos LGBT. Estiveram presentes representantes do Poder Legislativo e das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário