terça-feira, maio 20, 2014

Deputado Manoel Santos participa de mobilização do 20º Grito da Terra Brasil em Pernambuco


Cerca de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais, das três regiões de Pernambuco, estarão no Recife, nesta terça-feira (20), a partir das 9h, para cobrar de órgãos dos governos Estadual e Federal o retorno a uma série de reivindicações relacionadas à reforma agrária, assistência técnica, fiscalização das condições de trabalho dos assalariados rurais e implementação das Diretrizes para a Reestruturação Socioprodutivas da Zona da Mata (entregues ao poder público em agosto do ano passado). O ato faz parte da 20ª Edição do Grito da Terra Brasil (GTB), uma mobilização organizada pela Contag e suas Federações (Fetags), entre elas a Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco), nos 26 estados e Distrito Federal, simultaneamente. O deputado estadual Manoel Santos participará do ato, apoiando a luta dos trabalhadores rurais.

De acordo com a programação, os participantes irão se dividir em dois grupos: um deles irá se concentrar em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Av. Agamenon Magalhães e, o outro, irá se reunir na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), no Bairro do Cordeiro. Ao final da manhã, os dois grupos se encontrarão na sede do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Av. Conselheiro Rosa e Silva, para realizar um grande ato.

“Vivemos um momento importante e bastante favorável ao fortalecimento das nossas lutas. Neste Ano Internacional da Agricultura Familiar, é importante lembrar que os agricultores são os responsáveis pela maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Já alcançamos muitas conquistas, sobretudo no âmbito federal, mas, precisamos avançar em relação à reforma agrária, às políticas de convivência com o Semiárido e de reestruturação socioprodutiva da Zona da Mata. Por isso, essa mobilização é tão importante! ”, avalia o deputado Manoel Santos.

Em Brasília, desde o dia 13 deste mês, uma Comissão de Pernambuco, junto com a Contag e representações de todos os lugares do país, estão negociando com a presidenta Dilma Roussef e os diferentes Ministérios, uma pauta, composta por 23 pontos centrais. Entre outros temas, o texto aborda questões como o fortalecimento da agricultura familiar; juventude e sucessão rural; assalariamento rural; Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo); políticas sociais e organização e enquadramento sindical.

Assessoria de Imprensa do deputado estadual Manoel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário