sexta-feira, novembro 22, 2013

MPPE busca garantir qualidade no serviço do Hospital Regional de Arcoverde


Adotar medidas para garantir que o serviço prestado à população pelo Hospital Regional de Arcoverde (Sertão do Moxotó) seja de qualidade. Este foi o principal objetivo da reunião realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta sexta-feira (22), na sala dos Órgãos Colegiados, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. De imediato, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Sílvio Rodrigues, se comprometeu a elaborar um diagnóstico do hospital, com os principais problemas encontrados, e encaminhá-lo ao MPPE.

A situação do Hospital Regional de Arcoverde é preocupante. De acordo com a promotora de Justiça Ericka Garmes Pires Veras, diversas denúncias já foram apresentadas ao MPPE pela população, as quais dizem respeito, principalmente, à estrutura física e à ausência de médicos na unidade hospitalar.

Diante das denúncias, o MPPE observou a necessidade de se adotar medidas emergenciais para sanar os problemas do hospital. “O objetivo é abrir uma discussão rápida e encontrar um caminho. Quem sofre com a ausência de médicos é o cidadão”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros. “A ida da equipe do Cremepe ao hospital já representa um grande passo”, pontou Fenelon.

Além de verificar a situação física do Hospital Regional de Arcoverde, o presidente do conselho se comprometeu a realizar reunião com os médicos para tratar sobre o cumprimento de carga horária e das condições de trabalho. Para a controladora do Cremepe, Zilda Cavalcanti, “o conselho tem que ser parceiro para solucionar os problemas”. Já o secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, assumiu a responsabilidade de apurar as irregularidades ligadas ao hospital.

Após a visita do conselho a unidade hospitalar, o MPPE deverá receber o diagnóstico e realizar um segundo encontro com os responsáveis. O segundo encontro poderá resultar na expedição de uma recomendação, que será de medida emergencial, propondo as medidas e providências necessárias para garantir a eficiência no serviço que é prestado à população.

Na reunião, também estiveram presentes o coordenador do Caop Saúde, procurador de Justiça Paulo Lapenda; o coordenador do Caop Cidadania, promotor de Justiça Marco Aurélio Farias; a diretora do Hospital Regional de Arcoverde, Iaracy Soares de Melo; o vice-presidente do Sindicado dos Médicos de Pernambuco, Fernando Henrique Cabral; a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza de Jesus Campos Neta; e o gerente da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), Alécio Galindo.

Ministério Público de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário