sexta-feira, novembro 22, 2013

Dilma mandará ministros para "afagar" prefeitos na terra de Eduardo Campos


Na semana em que o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) estampou os jornais do Brasil ao criticar, em São Paulo, as relações do Governo Federal com o empresariado, a reação da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) veio no melhor estilo Luiz Inácio Lula da Silva, com um agrado à base. Está sendo agendado para o dia 2 de dezembro o desembarque em Pernambuco de quatro ministros do estafe de Dilma para atender, em mutirão, os prefeitos do Estado. A presidente não definiu ainda sua nova visita a Pernambuco – antes prevista para esta semana –, mas está de olho no Estado do hoje adversário Eduardo Campos.

O objetivo do “mutirão ministerial” será amenizar as insatisfações com a administração Dilma. A articulação do encontro foi capitaneada pelo senador Humberto Costa (PT) e a ministra da Relações Institucionais, Ideli Salvatti, após diálogo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB).



Devem vir a Pernambuco, além da própria Ideli Salvatti, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, bem como o do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. A presidente não estará presente. No evento, os ministros e representantes de diversas outras pastas irão prestar orientações aos prefeitos sobre programas e ações federais, além de apresentar oportunidades de financiamentos disponíveis para os municípios.

A vinda de Miriam Belchior demonstra a disponibilidade do governo em tratar de acordos financeiros efetivos, uma vez que ela é uma das principais ordenadoras de despesas da União. Já a presença da ministra Tereza Campello envolverá debates ligados aos problemas sociais gerados pela seca no Interior. O encontro irá acontecer no Hotel Canarius, em Gravatá. Foi nesse mesmo hotel que o governador Eduardo Campos lançou, no início do ano, um fundo estadual destinado aos municípios.

Na ocasião, serão entregues pelo Governo Federal 25 caminhões-pipa e 25 retroescavadeiras para municípios do Estado. A programação prevê ainda a realização de palestras sobre políticas de educação e saúde. “Ações como essas são importantes e todos os prefeitos pernambucanos serão chamados. O Governo Federal vem trabalhando muito por Pernambuco e por todos os Estados do Nordeste. Essa é uma iniciativa que já deu certo em outros Estados e vai ser muito útil aos prefeitos pernambucanos”, afirmou Humberto Costa.

A grande grita dos prefeitos hoje é contra o excesso de burocracias para as parcerias com a União. Sendo assim a presidente determinou que o corpo técnico dos ministérios reduza as exigências que autorizam entes federados a receber recursos e procure abrir um canal de diálogo com o objetivo de esclarecer, dúvidas e ensinar gestores como lidar com a burocracia federal.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário