segunda-feira, junho 17, 2013

Frases do dia 17/06/13: Coletânea IHU

No mais

“A UNE estava, em vida, à frente de todas as mobilizações estudantis nos últimos 70 anos, como os protestos contra aumento de passagens de bondes da Light e de ônibus, iguais às ocorridas estes dias. Que Deus ilumine sua alma e que a UNE possa descansar em paz. Com todo o respeito” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-06-2013.

Caro ser pobre

“Hoje, mudou. A favela não tem esgoto nem escola, mas as casas são de alvenaria e têm internet e TV de LED. Os rapazes usam brinco, as moças levam o celular em capinhas fashion. Ninguém anda rasgado. Todos são bonitos e a postos para as lentes. No asfalto, moradores de rua dormem em barracas de camping e dispõem de laptops. No novo Brasil, ficou mais caro ser pobre” – Ruy Castro, escritor – Folha de S. Paulo, 17-06-2013.

Hoje à tarde

“Passou dos 200 mil o número de pessoas que visitaram a página do Movimento Passe Livre no Facebook nos últimos dias e disseram que irão à nova manifestação convocada pelo grupo para hoje à tarde, em São Paulo. É improvável que tanta gente apareça, mas o que elas escreveram ali ajuda a entender um pouco melhor o que há por trás de sua inquietação” –Ricardo Balthazar, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-06-2013.

Distância

“Uma das preocupações do MPL é manter distância dos partidos políticos, e não apenas de petistas e tucanos. No fim de semana, houve sugestões para que bandeiras do PSOL e do PSTU, as siglas de esquerda que marcaram presença nas primeiras manifestações, sejam queimadas se aparecerem hoje de novo. É um sinal de alerta para quem está no aquecimento para a campanha eleitoral do ano que vem: vai ser muito difícil conquistar o voto desse pessoal” – Ricardo Balthazar, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-06-2013.

Insatisfação

“Essa classe média consolidada não teve ganhos tão significativos com a estabilidade econômica. Já tinha casa própria, carro. A vaia deixa claro que há uma insatisfação no ar” - Maria Izabel Noll, cientista política e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Zero Hora, 17-06-2013.

Polulares

“Não é reflexo de nenhuma insatisfação popular, até porque não tinha populares ali” – um interlocutor da presidente Dilma, comentando as vaias, sábado, no Mané Garrincha, em Brasília – Zero Hora, 17-06-2013.

Franca superação

“Os partidos, em geral, estão em franca superação, tanto nos moldes organizativos tradicionais, como nas questões programáticas que dizem respeito à juventude, não somente da nova classe média, quanto das demais camadas jovens das novas classes trabalhadoras, dos setores mais modernos e qualificados tecnologicamente” – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Valor, 17-06-2013.

Reformistas

Estes movimentos são movimentos de inclusão das pessoas na sociedade de classes. Embora alguns usem uma linguagem revolucionária contra o capitalismo, as suas propostas são essencialmente reformistas: taxa Tobin [uma taxa sobre as movimentações financeiras globais proposta pelo economista americano James Tobin], fim da especulação, transporte de qualidade, sustentabilidade ambiental, organização urbana, defesa da paz, manutenção dos direitos sociais-democratas, culturais e raciais" – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Valor, 17-06-2013.

68 pós-moderno

"O que efetivamente preocupa é que a integração econômica do mundo, monitorada e induzida pelo capital financeiro especulativo, pode não ter flexibilidade para responder a estas reformas. Aí teremos um longo processo de lutas e anomias na Europa e na América Latina. Uma espécie de 1968 pós-moderno, capaz de proporcionar um conjunto de lutas anticapitalistas anárquicas que desembocarão numa saída autoritária ou ditatorial, de esquerda ou de direita, pois o mundo terá que ser rearrumado pela força, embora a maioria - e eu me incluo nela - não aceite nem queira isso" – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Valor, 17-06-2013.

Problema e oportunidade

"É preciso que as forças democráticas e de esquerda, em geral, pensem que, com estes movimentos, estamos perante uma oportunidade de revigoramento do projeto democrático moderno. É um problema e uma oportunidade, que só será benéfica para a democracia se a vida nas grandes concentrações metropolitanas - geradas pelo desenvolvimento capitalista anárquico e predatório - melhorar muito para todos e não somente para 10% da população. Uma retórica revolucionária não induz à revolução, mas pode ajudar a reformar radicalmente a democracia" – Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul – PT – Valor, 17-06-2013.

Melhor não

“A possibilidade de vaias à presidente assombrava o governo desde semana passada. Assessores relatam que o roteiro sugerido pela Fifa para a abertura da Copa das Confederações, que previa que Dilma e Joseph Blatter descessem até o campo para cumprimentar os jogadores, foi vetado” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 17-06-2013.

Fato triste

“Sabemos que o poder excessivo corrompe. Os EUA, hoje, não atendem ao conceito mínimo de democracia. Seu retrocesso no plano político é um fato triste, que alimenta os prognósticos pessimistas dos que se recusam a acreditar em progresso e em democratização” – Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista – Folha de S. Paulo, 17-06-2013.

Poder excessivo

“É consequência do poder excessivo desse país, que passou a justificar o arbítrio em nome de uma "segurança nacional" que não é outra coisa senão a própria expressão desse poder” – Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista – Folha de S. Paulo, 17-06-2013.

Lula está bem

“João de Deus, o médium que cuidou de Lula, disse a um amigo que o ex-presidente, ao contrário de boatos, não só está bem de saúde como está pronto para voltar ao governo. É. Pode ser” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-06-2013.

Boa mesa do Papa

"O Papa Francisco terá que resistir à tentação da gula na visita ao Hospital São Francisco, na Tijuca, durante a Jornada Mundial da Juventude. Sobretudo se estiver de dieta. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que esteve no hospital, sexta, inaugurando leitos de UTI, teve que encarar uma mesa cheia de deliciosos quitutes e uma explicação do frei Francisco Belotti, diretor do São Francisco" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-06-2013.

O estilo franciscano...

"Segundo o sacerdote, “se o senhor visitar os beneditinos, eles lhe mostrarão uma capela; se visitar os jesuítas, eles lhe mostrarão uma biblioteca; mas, se o senhor visitar os franciscanos, como nós, eles sempre lhe mostrarão uma cozinha” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-06-2013.
Bom apetite.

Francisco de Roma

"Leonardo Boff vai lançar em julho, às vésperas da chegada do Papa ao Brasil, o livro “Francisco de Assis e Francisco de Roma”, pela Editora Mar de Ideias. Nele, estão artigos que falam da simbologia por trás da escolha do Papa e dos rumos da Igreja" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-06-2013.

O prazer da fé

"Um fiel procurou o Motel Corinto, em Vila Isabel, para hospedar mais de 50 peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário