terça-feira, maio 28, 2013

Frases do dia 28/05/13: Coletânea IHU

Xadrez

"Dilma Rousseff tem defendido rompimento imediato com Eduardo Campos. Lula prefere esperar. Mas está um tanto confuso com os movimentos do governador de Pernambuco, que ora avança, ora recua na pré-candidatura presidencial" -Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 28-05-2013.

Reality show

"Por que não criar um programa de televisão que mostre cinco ou dez pessoas que recebem dinheiro do Bolsa Família tentando criar negócios sociais para deixar de receber a verba do governo? Mesmo que nem todos consigam, certamente empreendedores irão ver isso na televisão e poderão se interessar em investir nessas ideias" - Muhammad Yunus, economista, Prêmio Nobel da Paz – O Estado de S. Paulo, 28-05-2013.

Bolsa Família

“É (o Bolsa Família) um programa muito importante, mas temos de ter cuidado para não criarmos dependência. A Europa sofre com isso. As segunda e terceira gerações que receberam os benefícios sociais dos governos começaram a se acomodar, ficaram dependentes. Não temos de tirar as pessoas do Bolsa Família e sim dar subsídios para elas saírem por conta própria" - Muhammad Yunus, economista, Prêmio Nobel da Paz – O Estado de S. Paulo, 28-05-2013.

Farsa

“Uma das maiores mentiras herdadas da- quele período é a história de que existiu uma anistia resultante de ampla negociação com setores da sociedade civil e da oposição. Aquilo que chamamos de "Lei da Anistia" foi e continua sendo uma mera farsa” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 28-05-2013.

Indignidade nacional

“A mera continuidade da anistia em desconsideração à grandeza das razões e à indignação que a repelem é, no mínimo, uma indignidade nacional a projetar-se sobre muito tempo ainda” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-05-2013.

Veloz

"A perda de biodiversidade está ocorrendo mais velozmente e em todos os lugares" - Zakri Abdul Hamid, diretor do novo painel sobre biodiversidade das Nações Unidas – Valor, 28-05-2013.

Ponto central

“A energia é um ponto central. Barack Obama, sabendo disso, escolheu como ministro da Energia um prêmio Nobel de física. No Brasil, o ministro de Energia é o Edison Lobão. É um espaço de troca” – Fernando Gabeira, jornalista – Zero Hora, 28-05-2013.

Médicos

"Apesar de formar cerca de 16 mil doutores por ano, o Brasil tem 1,9 médicos por mil habitantes, contra 3,2 da Argentina, 4 da Espanha e 6,3 de Cuba" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 28-05-2013.

Passeata

"E hoje um grupo de secretários estaduais e municipais de saúde do Norte e do Nordeste devem se manifestar em favor do programa de "importação". O encontro será no Maranhão, que tem 0,6 médicos por mil habitantes" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 28-05-2013.

Boa hora

"A pressão deles é muito grande", diz o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, reafirmando que o projeto caminhará mesmo sob críticas. E mais: a demanda seria por 9.000 médicos estrangeiros, e não 6.000, como anunciou o Itamaraty. "O mercado nos grandes centros está aquecido e é difícil atrair médicos brasileiros para regiões remotas", afirma ele" -Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 28-05-2013.

Mais riqueza, mais desperdício

“Mais riqueza traz mais consumo de embalagem e também mais desperdício de alimento” - Carlos Silva Filho, diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais (Abrelpe), ao mostrar que a produção de resíduos per capita subiu de 381,6 kg por ano em 2011 para 383 kg por ano no ano passado – O Estado de S. Paulo, 28-05-2013.

A Constituição errou!

"Foi um erro da Constituição. O legislador fez uma Carta a mais democrática, moderna, com garantia de direitos fundamentais. Mas deixou claro o que não queria mais: era a polícia, pois traz à tona o braço forte do Estado. E ficamos órfãos. Era o patinho feio, que ficou para os Estados. E não se investiu" - José Mariano Beltrame, secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, ao defender a maior participação do Executivo federal na segurança pública – Valor, 28-05-2013.

Aliança

"Essa aliança fez muito bem ao Estado e está fazendo muito bem ao Brasil, com todas as contradições que ela tem. Com todas as dificuldades que fazem parte do processo democrático. É por isso que eu estou lutando por ela e vou continuar lutando" – Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro – PMDB – Valor, 28-05-2013.

Fator Tiririca

“A turma do Partido da República anda preocupada com a chance de o deputado Tiririca desistir da política. O partido estima que, se isso ocorrer, a legenda perderia uns dois milhões de votos, montante capaz de eleger uma pequena bancada. Por isso, a cúpula do PR marcou uma reunião de emergência, amanhã, com o palhaço” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 27-05-2013.

Dia do Fico...

“Tiririca, assíduo na Câmara, pedirá ao partido empenho na defesa de algumas causas, como a dos palhaços. E ele disse a um amigo: “Mas só os palhaços profissionais, os de circo. Os amadores que a gente vê por aí não devem contar comigo.” Ah, bom!” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 27-05-2013.

Cena carioca

“Dois turistas ingleses estavam, quinta, num ônibus da linha 332 (Centro-Taquara) quando um vendedor de balas entrou no veículo e um deles perguntou a um passageiro: “Aqui, no Rio, os ônibus possuem serviço de bordo?” Há testemunhas” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 27-05-2013.

Herança maldita

“Notícia sobre a briga de filhas de Nelson Mandela pela fortuna do pai confirma: não existe DNA de caráter” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 28-05-2013.

Allons enfants

“No mesmo dia em que premiou o amor entre duas mulheres em Cannes, a França protestou nas ruas de Paris contra o casamento gay! Isso ainda vai acabar em guerra civil!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 28-05-2013

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário