06 julho 2025

Jornal Nacional é massacrado após reportagem polêmica em defesa de Hugo Motta; Globo toma atitude

Reportagem do Jornal Nacional gerou controvérsia nas redes sociais após ataques ao Congresso e ao presidente Hugo Motta |  Divulgação

Por Henrique Brinco
henrique.brinco@bnews.com.br


Publicado em 04/07/2025, às 17h33 - Atualizado às 19h04
Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional na quinta-feira (3) repercutiu negativamente nas redes sociais ao destacar a onda de ataques ao Congresso Nacional e ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) após a derrota de Lula na votação que derrubou o aumento do IOF, no último dia 25 de junho. Segundo o texto lido por Renata Vasconcellos na escalada, a campanha na internet provoca apelos por "moderação".

Assista a escalada do Jornal Nacional mencionando a reportagem:

A reportagem narrada por Zileide Silva informa que, no dia 27, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou um vídeo feito com inteligência artificial, defendendo justiça tributária e a taxação dos super-ricos. O material afirmava que o imposto é necessário, mas deve ser justo, e mencionava a intenção do governo de mudar as regras do Imposto de Renda.

Contudo, economistas ouvidos pelo telejornal da Globo apontaram que o aumento do IOF não representa justiça tributária. O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, classificou o imposto como de "péssima qualidade", com efeito regressivo, já que encarece o crédito e afeta principalmente as famílias mais pobres.

No dia 29, a oposição reagiu com outro vídeo feito por IA, divulgado pela Federação União Progressista (União Brasil e Progressistas), criticando o que chamou de discurso de “nós contra eles” por parte do PT. No mesmo fim de semana, começaram a circular novos vídeos, também com uso de inteligência artificial, mas sem assinatura partidária, com ataques diretos ao Congresso.

O Jornal Nacional afirmou que militantes de esquerda passaram a compartilhar conteúdos chamando parlamentares de "inimigos do povo", com o presidente da Câmara, Hugo Motta, entre os principais alvos. Em resposta, Motta publicou em rede social que “quem alimenta o ‘nós contra eles’ acaba governando contra todos” e defendeu que o presidente da República deve servir ao país, não a um partido. Na segunda-feira (30), o PT divulgou novo vídeo reforçando a ideia de que “os super-ricos devem pagar mais”.

O jornalístico procurou bolsonaristas para opinar sobre o caso. O senador Rogério Marinho (PL) acusou o presidente Lula de tentar transferir responsabilidades ao Congresso. Já o deputado federal Zucco (PL) afirmou que o PT está promovendo uma campanha nas redes para “dividir o Brasil entre ricos e pobres”.

Logo após a exibição do conteúdo, as redes sociais foram inundadas por críticas contra a Globo. A matéria também foi exibida no Jornal da Globo, Hora Um e no Edição das 6h, da GloboNews. A chefia, contudo, desautorizou a exibição do conteúdo no Bom Dia Brasil e no Jornal Hoje, segundo informações do NaTelinha. O vídeo também não foi publicado nas plataformas digitais do telejornal, diferentemente de outras reportagens também exibidas no mesmo dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.