sábado, abril 30, 2022

Mundo está mais perto de guerra nuclear, diz parente de ex-líder soviético


Parente de Nikita Khrushchev afirma que guerra entre Rússia e Ucrânia deixa perigo mais próximo do que na época da crise dos mísseis cubanos

Professora de assuntos internacionais na New School, de Nova York, e acostumada com discussões diplomáticas, políticas e bélicas em casa, Nina Khrushcheva tem receio de que ninguém recue no embate entre Rússia e Ucrânia. E, por isso, uma guerra nuclear estaria mais próxima do que durante um episódio simbólico da guerra fria.

Khrushcheva é bisneta de Nikita Khrushchev, um dos líderes mais importantes da antiga União Soviética entre 1953 e 1964. E ela diz que, agora, o perigo é maior do que em 1962, durante a construção de uma base de mísseis em Cuba por parte da União Soviética. Naquele ano, a tensão entre o país e os Estados Unidos chegou ao extremo.

“O que realmente salvou o mundo na época foi que tanto Khrushchev quanto (John) Kennedy (presidente dos EUA), independentemente do que pensassem da ideologia um do outro e discordassem dela, e não quisessem ceder e piscar primeiro, ainda assim, quando surgiu a ameaça de um conflito potencial de qualquer tipo, eles imediatamente recuaram”, disse a especialista no programa norte-americano Today.

De acordo com Khrushcheva, o problema de agora é que nenhum dos dois lados dá sinais de recuo, principalmente em relação a Vladimir Putin. “Isso é o que mais me assusta”, observa.

A professora definiu o conflito atual como “uma guerra por procuração” entre o Ocidente e a Rússia. E, por isso, a Ucrânia seria, “até certo ponto, um peão”.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário