domingo, fevereiro 13, 2022

Em depoimento, suspeito de matar torcedor do Palmeiras diz que atirou em 'legítima defesa'



Em depoimento à polícia, o agente penitenciário José Ribeiro Apóstolo Jr., suspeito de matar um torcedor do Palmeiras durante uma briga neste sábado (12) após a derrota do time no Mundial de Clubes, afirmou ter atirado "em legítima defesa".

De acordo com o delegado Maurício Freire, da Divisão de Operações Especiais, José que disse foi cercado por torcedores e que, apesar de ter dito a eles que também é palmeirense, teve o celular arrancado das mãos.

O agente então teria corrido e mostrado algumas vezes que estava armado. Segundo o depoimento, José diz só ter atirado quando foi atacado pelos torcedores que o perseguiam.

Segundo o delegado afirmou em entrevista coletiva, foi identificada uma quadrilha de roubo de celulares nas imediações do estádio e outros torcedores realmente foram atrás do suspeito. O agente penitenciário tem porte e posse de arma.


A briga entre palmeirenses aconteceu nas proximidades do Allianz Parque, na Zona Oeste da capital paulista, um reduto dos torcedores do time.

O torcedor Dante Luiz, de 42 anos, morreu após ser baleado na Rua Palestra Itália. Ele foi atingido na região do tórax, ficou em estado grave e foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.

Com a confusão, a cavalaria da PM e a Tropa de Choque foram acionadas, e os agentes dispararam bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar os torcedores. Houve correria e tumulto.

José Ribeiro Apóstolo Jr é, segundo a polícia, o suspeito de ter atirado na vítima. Ele não faz parte de nenhuma torcida organizada e foi detido e encaminhado para a Delegacia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), responsável pela investigação da ocorrência. Foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e depois deve passar por uma audiência de custódia.

O delegado Cesar Saad, que conduz o caso, disse à TV Globo que não descarta um acerto de contas.


Um segundo torcedor foi preso por supostamente tentar atropelar policiais que estavam de moto. E uma quarta pessoa, de acordo com informações dos bombeiros, foi agredida, teve fratura exposta na perna e foi socorrida no Pronto-Socorro da Santa Casa.

Três PMs se feriram durante a confusão, mas a polícia não sabia ao certo, até a última atualização desta reportagem, quantas pessoas ficaram feridas.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar "agiu para conter uma confusão, ocorrida na tarde deste sábado (12) nos arredores do estádio Allianz Parque. Houve alguns focos de briga entre torcedores, que desencadearam tumulto e um homem foi baleado".


O comunicado diz também que "o policiamento de área contou com o apoio da equipe do Comando de Policiamento de Choque para restabelecer a ordem. Diante do cenário, foi necessário o emprego de controle de distúrbios civis. Um homem foi preso em flagrante. A ocorrência ainda está em andamento e deve ser apresentada na Delegacia de Intolerância Esportiva do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). Imagens serão analisadas para a identificação de outros envolvidos. As forças policiais seguem na região fazendo monitoramento para impedir e intervir em possíveis novas ações".

Por Bruno Tavares, TV Globo — São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário