domingo, setembro 19, 2021

Entrega da Medalha Professor Paulo Freire é realizada na ALEPE

Ano Estadual Educador Paulo Freire foi instituído por resolução da Alepe em setembro de 2020 (Foto: Giovanni Costa/Alepe)

Profissionais e entidades com destacada atuação no meio educacional foram homenageados, na última  sexta (17/09), com a Medalha de Mérito Professor Paulo Freire, concedida a cada dois anos pelo Conselho Estadual de Educação. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu no Auditório Sérgio Guerra, na Alepe, como parte da programação de atividades do ano dedicado a celebrar o centenário do pedagogo pernambucano.

A intenção do evento é revisitar o pensamento freireano, considerado um dos mais influentes do mundo na área da educação, especialmente no método para alfabetização de adultos. O ex-vereador do Recife e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) André Régis, o consultor do Instituto Paulo Freire Genuíno Bordignon e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, foram os escolhidos para receber a honraria na edição 2021 do prêmio.

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco e professora da UFPE, Márcia Ângela Aguiar, e o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, também foram agraciados com a medalha de mérito. Desde a primeira edição do prêmio, em 1997, já foram reconhecidas 111 pessoas e instituições.

Na condução da cerimônia, o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, disse acreditar que o ensino público vai sair fortalecido de uma crise política na qual “até o conceito de democracia demonstra não estar consolidado no Brasil”. O gestor enfatizou a necessidade de se valorizar os ensinamentos de Paulo Freire. “A Secretaria está aqui representando o Estado, juntamente com a Assembleia Legislativa. Nosso Patrono tem que ser sempre muito celebrado, porque todo o nosso legado da educação deve-se ao trabalho dele.”

A atualidade da obra de Paulo Freire foi destacada pela deputada Teresa Leitão (PT), autora da resolução que instituiu 2021 como o Ano Educador Paulo Freire. “Em um contexto político em que as ideias dele estão sob ataque, celebrar o centenário confronta a postura do Ministério da Educação (MEC), que não entende a escola como instrumento de emancipação social”, afirmou. Vice-presidente da Comissão de Educação da Alepe, o deputado Professor Paulo Dutra (PSB) também acompanhou a cerimônia.

Presidente do Conselho Estadual de Educação, Antônio Habib fez um agradecimento a Teresa Leitão por ter abraçado a ideia de realizar a entrega da medalha no espaço do Poder Legislativo. Para ele, a honraria valoriza o bom desempenho dos profissionais e entidades da educação. “As pessoas são escolhidas de uma forma muito criteriosa, por prestarem relevantes serviços no setor”, salientou o conselheiro.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional com depoimentos de educadores que conviveram e foram influenciados por Paulo Freire na sua prática pedagógica. Entre eles, a ex-secretária estadual de Educação do Governo Arraes, Silke Weber.

Em uma saudação aos homenageados, a conselheira estadual Maria Iêda Nogueira lembrou que Paulo Freire foi um dos fundadores do órgão, em 1963, e que manteve uma trajetória de luta pela educação libertadora. Ela registrou a polêmica em torno do título de Patrono da Educação Brasileira, conferido em 2012 ao pernambucano, observando que as opiniões contrárias traziam “argumentos falaciosos”.
Homenageados

O primeiro a ser condecorado com a medalha de mérito foi o ex-vereador do Recife e professor da UFPE André Régis. Ele considerou o prêmio “uma conquista coletiva, fruto de um trabalho de oito anos envolvendo a busca da qualidade do ensino nas escolas municipais”. Heleno Araújo pronunciou-se em seguida: “O gesto do Conselho Estadual de Educação é um recado forte em defesa da educação pública e inclusiva”, disse.

A professora Márcia Ângela Aguiar foi agraciada pela primeira vez com a medalha. Com uma trajetória de mais de 30 anos na área, ela relatou ter escolhido atuar em favor dos menos favorecidos e dedicou o prêmio a todos os profissionais da educação. “Os professores e professoras do Ensino Básico e Superior são os que, no dia a dia, fazem a educação no Brasil.”

O reitor da UPE, Pedro Falcão, destacou a influência de Paulo Freire na atuação da universidade estadual e frisou o empenho da instituição em ampliar a oferta de cursos em todas as regiões de Pernambuco, promovendo a educação inclusiva. Genuíno Bordignon, que é gaúcho, foi representado na solenidade pela conselheira Maria Iêda Nogueira. Em vídeo exibido durante o evento, o consultor do Instituto Paulo Freire declarou que estava “emocionado com o fato de a homenagem ter partido da terra do Patrono da Educação Brasileira”.

O Ano Estadual Educador Paulo Freire foi instituído por resolução da Alepe em setembro de 2020. A partir dessa decisão, a Casa formou uma comissão organizadora para definir as ações comemorativas do centenário do Patrono da Educação Brasileira, celebrado neste domingo, 19 de setembro. Na segunda (20), às 15h, será feita a aposição de uma placa alusiva ao educador no espaço da Biblioteca da Assembleia.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário