sexta-feira, novembro 27, 2020

Antonio Coelho faz primeiro discurso como líder da Oposição na Alepe


 A liderança da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está com novo titular. O deputado Antonio Coelho (DEM) assumiu a função em substituição ao deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que comandou a bancada desde fevereiro de 2019, quando teve início a atual legislatura. Nessa quinta (26), durante a Reunião Plenária, o democrata fez o primeiro pronunciamento como líder.

“Dependerei do apoio de cada um dos oposicionistas para desenvolver um trabalho que possa orgulhar os pernambucanos que nos elegeram”, pontuou Coelho, que enalteceu a atuação do antecessor: “Teve um desempenho louvável”. O novo líder da Oposição informou que pretende continuar exercendo uma postura questionadora em relação às ações do Poder Executivo. “Nosso trabalho consiste em cobrar do Governo do Estado os melhores esforços para que Pernambuco se desenvolva o mais amplamente possível”, salientou. 

O deputado apontou duas frentes que necessitariam de mais atenção: o combate às desigualdades regionais e a busca do reequilíbrio institucional. “No passado, Pernambuco conseguiu fazer a integração regional por meio da construção de estradas. Agora, precisa investir em vias de desenvolvimento para gerar oportunidades para a população de todas as regiões”, avaliou.

Coelho citou como exemplo a ampliação do plano de irrigação, que se solidificou no Vale do São Francisco. “A conclusão do Pontal Sul e do Pontal Norte, em Petrolina, e a futura execução do Canal do Sertão são obras importantes para a fruticultura”, disse. Também defendeu investimentos em centros de pesquisa e energias renováveis, além de um novo programa de isenção fiscal para empresas.

O líder acredita que o Estado precisa “conquistar a maioridade institucional”. “Nosso Parlamento deve aderir a este novo momento do Brasil, implementando algumas alterações na Constituição de Pernambuco, como a que permitirá legislar sobre matérias financeiras”, observou. Ele argumentou que a Alepe deve se pautar sempre pelo Regimento Interno e, com isso, garantir a independência e a altivez do Poder. 

“Pernambuco está prestes a inaugurar um novo ciclo político e está pronto para a mudança. Somos 11 agora, mas poderemos ampliar a bancada mais na frente com aqueles que enxergarem que necessitamos trilhar por outros caminhos”, concluiu o democrata.

Em apartes, vários deputados saudaram Antonio Coelho pela nova missão. Priscila Krause (DEM) enfatizou que, além do apoio, o correligionário pode contar com a confiança dos colegas de bancada. “Sabemos de sua capacidade de articulação e de seu zelo com os assuntos republicanos e em defesa do interesse coletivo. Suas potencialidades o alçaram a esse posto”, assinalou. Para Tony Gel (MDB), “a juventude e o bom preparo vão possibilitar a ele que inove como líder, contribuindo para que o Parlamento seja cada vez mais respeitado pelo povo”.

Líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) afirmou que, mesmo jovem, o oposicionista demonstra muito comprometimento com a atividade parlamentar. “A democracia pressupõe a convivência com o contraditório e estaremos sempre abertos ao diálogo”, registrou. “Mesmo estando no primeiro mandato, conseguiu a confiança dos pares. Muito sucesso”, desejou Teresa Leitão (PT). 

“A função exige crítica, mas sugiro que, quando for o caso, reconheça os méritos do Governo”, ponderou José Queiroz (PDT). “Embora seja uma das lideranças mais jovens da história da Alepe, já sobressai no Parlamento”, elogiou João Paulo (PCdoB). Presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP) o parabenizou pela nova missão: “A família Coelho tem tradição na política pernambucana e Vossa Excelência já ocupa um papel de destaque no Legislativo, à frente da bancada”.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário