sábado, fevereiro 29, 2020

Conta de luz continuará sem cobrança extra em março, informa Aneel


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária continuará verde em março, isto é, não haverá cobrança extra na conta de luz.

Em janeiro deste ano, vigorou a bandeira amarela, o que fez os consumidores pagarem R$ 1,34 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Já em fevereiro, com previsão mais positiva de chuvas, a bandeira passou para a cor verde.

Segundo a Aneel, em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação e, para março, a previsão é de manutenção da "condição hidrológica favorável", o que aponta para um cenário com "elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia".

Com mais hidrelétricas para atender a demanda por energia, cai a necessidade de acionamento de térmicas, o que deixa a energia mais barata.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.



Por Laís Lis, G1 — Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário