segunda-feira, setembro 09, 2019

Delegado reage a tentativa de assalto, atira e suspeito morre em Pernambuco


Um delegado reagiu a uma tentativa de assalto nas imediações do Estádio Adelmar da Costa Carvalho, na Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, na noite do sábado (7). Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi alvejado e chegou a ser socorrido para o Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A abordagem aconteceu na Avenida José Gonçalves de Medeiros, próximo ao estádio, que recebeu o jogo entre Sport e Bragantino. Neste domingo (8), o delegado Gilmar Rodrigues contou ao G1 que seguia para a partida, quando foi surpreendido no meio da rua.

"Eu estava com a família, a caminho do estádio, quando o elemento me pegou por trás e 'torou' minha corrente. Com a outra mão, ele veio em direção à minha arma. Eu o empurrei e gritei 'polícia'", relatou por telefone.

Segundo o policial, o homem levou a mão para dentro da camisa logo após ser empurrado. "Eu saquei minha arma e fiz um disparo. Acertei a bunda dele e o algemei. Liguei para o resgate, mas quem o socorreu foi a Radiopatrulha [da Polícia Militar]. Infelizmente, ele veio a falecer", disse ainda.

O delegado contou que foi até o Juizado do Torcedor para fazer o relato do crime, mas como o homem veio a falecer, foi necessário comparecer ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, para registrar a ocorrência. Ele disse que passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML).

Um inquérito policial foi aberto para apurar as circunstâncias do caso. A Polícia Civil informou que irá se pronunciar apenas ao final das investigações.

Outros casos

Em agosto, um homem foi morto a tiros na frente da companheira após reagir a um assalto no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no Grande Recife. No mês anterior, uma tentativa de assalto a um policial militar resultou na morte de um dos suspeitos do crime, ocorrido na UR-01, no Ibura, na Zona Sul do Recife.

Pernambuco teve uma média de 9,7 mortes violentas por dia no primeiro semestre de 2019, com 1.756 casos. Isso representa uma redução de 23,07% em comparação com os dados dos seis primeiros meses de 2018, quando foram registradas 2.284 ocorrências no estado, o equivalente a uma média diária de 12,61 mortes violentas por dia.

É o que mostra o Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais de cada estado. O levantamento abrange o número de homicídios, latrocínios – roubos seguidos de morte – e lesões corporais seguidas de morte.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário