terça-feira, agosto 06, 2019

SJDH doa mais dois mil celulares apreendidos em UPs para jovens estudantes



Reciclar vidas através de equipamentos eletrônicos oriundos do crime. Com essa intenção, cerca de dois mil celulares apreendidos nas 23 unidades prisionais do estado nos últimos meses foram doados, nesta terça-feira (06/08), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC). O material será destinado para estudantes da rede pública com o objetivo de profissionalizar os jovens e fomentar o descarte sustentável.

Na ocasião, o Centro também entregou 10 computadores recondicionados pelos jovens beneficiados para 20 catadores do Programa Coleta Seletiva, em atuação no município de Jaboatão dos Guararapes. Um termo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário da SJDH, Pedro Eurico, e pelo presidente do CRC, Sávio França, no último mês de abril, quando aproximadamente 600 aparelhos foram doados à ONG.

“Comemoramos com muita satisfação essas apreensões. Elas refletem o fortalecimento do nosso trabalho, com a intensificação das revistas e aquisição de equipamentos como scanners corporais e banquetas de inspeção já em atividade nas unidades prisionais de Pernambuco”, frisa Eurico. “Os celulares vêm, agora, para uma instituição séria, ajudando ao meio ambiente e aos jovens que irão poder adquirir uma profissão por meio desse material” completa.

O processo de segregação dos equipamentos eletrônicos se dá da seguinte forma: o plástico é destruído e descartado conforme a política de descarte de resíduos sólidos; as placas, baterias e vibra calls são transformados em robôs, bengalas e chapéus sonoros para deficientes visuais, entre outras ferramentas; e o vidro pode se transformar em luminárias e quadros “É a primeira vez que recebemos uma demandatão grande” comemora Sávio.

Para o presidente da associação dos engenheiros ambientais de Pernambuco, Rodolfo Alves, as pessoas ainda não têm noção do quanto o descarte inadequado de resíduos eletrônicos é nocivo à população. “É economicamente viável fazer o descarte correto, além de, neste caso, contribuir com o projeto social que é desenvolvido” pontua.

Os cursos do CRC são destinados a estudantes do ensino médio de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), cerca de 80 jovens são beneficiados pelos cursos no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. As atividades também se estendem ao interior do Estado. No total, mais de 15 mil estudantes já passaram pelo CRC e, destes, mais de 3.500 já estão no mercado de trabalho.

Foto: Ray Evllyn/
SJDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário