sábado, junho 29, 2019

Grupo de Trabalho criado para o fortalecimento da agricultura familiar nos municípios


Instituído para atender a pleito do Cesmape, GT é formado por SDA, vinculadas e órgãos parceiros (Foto: Edilson Júnior/SDA)


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), atendendo a um pleito do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura de Pernambuco (Cesmape), instituiu um Grupo de Trabalho com foco no fortalecimento da agricultura familiar nos municípios. A primeira reunião do GT foi realizada na quarta-feira (26), com a presença do secretário Dilson Peixoto e integrantes das empresas vinculadas (IPA, Iterpe, Adagro e Ceasa), bem como da direção do Cesmape e representantes da AD Diper e Banco do Nordeste.

A primeira reunião teve como objetivo formar a comissão de trabalho do GT, bem como discutir estratégias e propostas de políticas púbicas para a área da agricultura. Uma das sugestões apresentadas foi a realização de encontros regionalizados para a elaboração de um diagnóstico das cadeias produtivas. A apresentação do panorama de cada região dará origem a um documento técnico, identificando as principais demandas dos municípios.

“Considero que a reunião foi muito positiva e objetiva. A criação do GT foi sugerida por nós e acatada pela Secretaria, que está nos dando todo o apoio para que possamos avançar nas questões da agricultura familiar. Estamos confiantes de que vamos alcançar bons resultados”, avaliou o presidente do Cesmape e secretário de Agricultura do município de Jataúba, Izael Monteiro.

Desde que assumiu a gestão da pasta, o secretário Dilson Peixoto abriu as portas da Secretaria para o diálogo com diversas entidades e movimentos sociais, dando atenção especial a cada uma das pautas propostas, incluindo as que tratam das demandas dos secretários de agricultura dos municípios.

“A SDA e suas vinculadas serão parceiras no processo, junto com os demais órgãos envolvidos. Vamos somar esforços para avançarmos nas propostas e projetos para benefício do setor”, pontuou o secretário, afirmando que fará interlocução com a direção da Amupe para a realização de uma reunião específica de alinhamento da pauta com os prefeitos.

SDA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário