terça-feira, novembro 27, 2018

Turismo Rural em Pernambuco prevê crescimento de 5% no número de empreendedores do segmento para 2018


Ruraltur, evento promovido pelo Sebrae em todo o Brasil, tem sua 13ª edição em Gravatá, Agreste de Pernambuco (Foto: Prefeitura Municipal de Gravatá)

Entre os dias 28 e 30 de novembro, Pernambuco sedia a 13ª Feira de Turismo Rural – Ruraltur, que acontece no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, no Agreste pernambucano. O objetivo é conectar as diferentes matrizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos. Considerado a melhor vitrine de produtos, serviços e conhecimentos de turismo rural do País, o evento visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento setorial, gerando oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores.

O turismo rural gera 600 empregos diretos mesmo durante a entressafra canavieira e, as ocupações indiretas são incontáveis. O movimento financeiro anual ultrapassa 16 milhões de Reais. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 3% dos turistas de todo o mundo escolhem viajar para o campo. Crescendo 6% ao ano, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (IDESTUR), o setor representa grande potencial econômico para os próximos anos.

No país, os equipamentos turísticos regionais e seus empreendedores compõem um diferencial competitivo que soma aproximadamente 15 mil propriedades abertas à prática do turismo. As regiões Norte e Nordeste somam 20% da demanda pelo turismo no campo. O Nordeste se destaca pelo investimento no fortalecimento do turismo rural, com respostas satisfatórias no profissionalismo do setor, na formação de parcerias estratégicas e na geração de negócios concretos. A base da atividade na região está fundamentada nos atrativos de natureza e riqueza histórica, nas fazendas e casarios rurais, nas manifestações e tradições culturais, paisagens, vegetação, artesanato, gastronomia e culto às referências populares.

Alguns dos tipos de serviços prestados pelo segmento são: Turismo Pedagógico, Turismo Técnico Científico, Turismo Contemplativo, Turismo de Lazer, Turismo Cultural, Turismo Gastronômico, Turismo de Eventos Corporativos, Trilhas de Média Dificuldade, Cavalgadas, Motocross, Bikecross e Colônia de Férias.

13ª RURALTUR

“Turismo Rural, a Produção Associada e Economia Criativa”, com a valorização dos elementos e referenciais do campo, é o tema central desta edição da Ruraltur. O foco principal do evento é a venda de roteiros turísticos e a integração das cadeias produtivas, por meio das seguintes ações: feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais, rodadas de negócios, Cine – Benchmarking, apresentação de cases de sucesso, rodas de conversa empresarial, visitas técnicas, seminários e mostras culturais.

Evento nacional e itinerante do Sebrae, a Ruraltur nasceu na Paraíba e já foi realizada no Rio Grande do Norte, no Ceará e em outros estados. A intenção do Sebrae com a 13ª edição da Ruraltur é gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva do Turismo Rural, notadamente em Pernambuco e na região Nordeste, conectando as diferentes matrizes culturais locais e regionais.

De acordo com Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, o evento visa potencializar o turismo rural a partir da agregação de valor à cadeia da economia criativa. “Queremos associar a cultura à gastronomia, ao patrimônio cultural, entre outros, para fortalecer a atividade turística. Essa é uma estratégia que o Sebrae busca cada vez mais para fortalecer o turismo rural no Nordeste”, pontua.

“A Ruraltur é uma oportunidade única de integrar e conhecer roteiros do Nordeste, trocar experiências e conhecer como diversos estados brasileiros estão inovando no Turismo rural, agregando valor às experiências e vivências, através da economia criativa e da cultura associada ao turismo”, avalia a gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio.

Neste ano, em Pernambuco, o evento conta com as parcerias da Prefeitura de Gravatá, Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr). A ideia é aprimorar a gestão, a inovação, a competitividade e a aproximação entre os setores do governo e do mercado, possibilitando a ampliação do turismo rural e a divulgação das riquezas presentes no campo. “O turismo rural é por excelência um turismo de experiência. Para que as pessoas entendam isso, vamos investir em visitas técnicas – que visam mostrar as possibilidades de mercado e capacidades turísticas existentes apenas no espaço rural – e em divulgação, para estimular que mais pessoas conheçam essa modalidade do turismo em Pernambuco”, afirma Melânia Vieira, presidente da Apeturr.

PROGRAMAÇÃO DA 13ª RURALTUR
TERçA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO
13h às 22h:
– Credenciamento
14h às 16h:
– Seminário Cooperação e Formação de Parcerias para o Desenvolvimento do Turismo Rural (Tânia Zapata – Especialista em Desenvolvimento Econômico e Regional)
16h às 22h:
– Espaço de Exposição

QUARTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO
8h às 12h:
– Visitas Técnicas
14h às 16h:
– Painel Desenvolvimento Territorial vinculado a Economia Criativa e ao Turismo Rural (Júlio Ledo – Especialista em Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade | Cássio Garkalns – Mestre em Turismo e Especialista em Gestão de Destinos Turísticos | Joaquim Cartaxo – Sebrae Ceará)
– Seminário Economia Criativa e Turismo Rural (Cláudia Leitão – Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa)
16h às 22h:
– Espaço de Exposição

QUINTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO
8h às 12h:
– Visitas Técnicas
14h às 16h:
– Painel sobre Turismo Inteligente e Caso de sucesso: Voucher Digital de Bonito/MS
(Graziele Vilela, Especialista em Gestão Estratégica, Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, e Augusto Mariano, Secretaria de Turismo de Bonito)
– Seminário Marketing para Promoção do Turismo Rural (Flávio Eduardo Zardo – Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo). 16h às 22h:
– Espaço de Exposição

SERVIÇO
13ª FEIRA DE TURISMO RURAL – RURALTUr
Onde: Hotel Fazenda Portal de Gravatá | BR 232, s/n, Novo Gravatá
Quando: de 28 a 30 de novembro
Inscrições gratuitas: www.ruraltur2017.com.br
Inscrições para as visitas técnicas: ruraltur2017@pe.sebrae.com.br
Custo para visitas técnicas: R$ 40,00 por dia

Fonte: AMUPE com informações do Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário