terça-feira, novembro 27, 2018

CREMEPE realiza ações no Sertão do Araripe


O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), com intuito de interiorizar as atividades da autarquia, realizará nesta quarta-feira (28) ações em Araripina, no Sertão do Estado. As atividades ocorrem em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, no final do dia, será realizado um fórum para profissionais de saúde e demais interessados sobre medicina do trabalho e doenças respiratórias do polo gesseiro do Araripe.

A região se tornou referência na produção de gesso tornando Pernambuco o maior produtor do Brasil, sendo responsável por mais de 90% da produção nacional. Nesta região, há 40 minas de gipsitas. Entretanto, as médias e grandes indústrias devem contar com um médico do trabalho. De acordo com a Resolução CFM Nº 2183/18 cabe ao médico assistir ao trabalhador, elaborar seu prontuário médico e fazer todos os encaminhamentos devidos; fornecer atestados e pareceres para o trabalhador sempre que necessário, considerando que o repouso, o acesso a terapias ou o afastamento da exposição nociva faz parte do tratamento; fornecer laudos, pareceres e relatórios de exame médico e dar encaminhamento, sempre que necessário, dentro dos preceitos éticos, além de promover, com a ciência do trabalhador, a discussão clínica com o especialista assistente do trabalhador sempre que julgar necessário e propor mudanças no contexto do trabalho, quando indicadas, com vistas ao melhor resultado do tratamento.

Mas, mesmo com todo o acompanhamento do médico o pó do gesso ainda causa problemas na saúde tanto do trabalhador das indústrias, quanto na população do entorno. Pesquisas recentes destacam sintomas como irritação dos olhos, sangramento de nariz, tosse, cansaço, irritação na pele, falta de ar e história de doença respiratória pregressa, todos estatisticamente significantes. Portanto, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) levará um pneumologista para dar aula sobre os principais problemas de saúde da região e como evita-los.

SERVIÇO

Fórum de Medicina do Trabalho e doenças respiratórias no polo gesseiro do Araripe
Quando: 28 de novembro de 2018
Onde: Auditório do Hotel Recanto da Serra
Hora: 20h

Ascom Cremepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário