quarta-feira, agosto 15, 2018

Interiorização dos segmentos sociais fortalece o fomento das políticas em Pernambuco


Atuação da SJDH junto ao LGBT, Igualdade Racial e Pessoa Idosa se estende pelo interior do Estado (Fotos: Divulgação/SJDH)

Com o objetivo de promover a intersetorialidade entre os segmentos sociais, enfrentamento do preconceito e sensibilização da sociedade, a pasta da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da secretaria executiva de Segmentos Sociais (SESES) realiza uma agenda integrada, com união das bases das políticas LGBT, de Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, expandindo suas pautas pelo interior do Estado.

“Nós entendemos que as atividades que envolvem os segmentos precisam alcançar mais territórios, de modo a reproduzir informação e sensibilização sobre os temas, para o público além da capital – entre gestores, servidores e sociedade civil”, diz o secretário executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura.

Em diversas Regiões de Desenvolvimento, a expansão dessas políticas é realizada por meio de parcerias e em agendas integradas com municípios e demais secretarias do estado de Pernambuco. “Como os segmentos colaboram entre si e sendo mecanismos de atuação meio, conseguimos reunir outros equipamentos do Estado, em ações de amplo alcance, com maior acessibilidade ao público e facilidade na realização das nossas atividades”, completa o secretário executivo.

Palestras em escolas, órgãos públicos, rodas de diálogos, sensibilização em eventos públicos, são as maneiras de amplificação de conhecimento acerca dos setores LGBT, de igualdade racial, dos povos tradicionais e terreiros e pessoa idosa. A atuação ocorre através dos técnicos das respectivas coordenações. E, através das parcerias, é possível unir os temas com as demais áreas de trabalho desempenhadas pelo Governo de Pernambuco.

“Conseguimos trazer temas relacionados à intolerância religiosa, racismo e respeito de gêneros para escolas, fazendo com que alunos e professores conheçam mais sobre estes recortes sociais, ao mesmo tempo em que apresentamos os equipamentos que temos em Pernambuco, para apoio, atendimento, denúncia, etc. E isso, além de informação, ajuda a desmistificar os temas, enfrentar os preconceitos e sensibilizar as pessoas”, destaca o coordenador LGBT da SESES, Marcone Costa.

Equipamentos – Além da executiva de Segmentos Sociais, a secretaria de Justiça e Direitos Humanos ainda conta com a atuação do Centro Estadual do Combate à Homofobia (CECH) e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), ambos com trabalhos de atendimento, recepção de denúncias e encaminhamentos a estes segmentos.

Serviço:
- Secretaria Executiva de Segmentos Sociais
End.: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Fone: 3182-7642
- Centro Estadual de Combate à Homofobia
End.: Rua Santo Elias, nº535, Espinheiro
Fone: 3182-7665
- Centro Integrado de Atenção e prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa
Fone: 3182-7649

Texto: Brenda Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário