terça-feira, julho 03, 2018

Afogados da Ingazeira é contemplada com ações da Secretaria de Agricultura

Anúncio foi feito durante a XIV edição da Expoagro, no último sábado (30) (Fotos: Edilson Júnior/SARA)

Neste sábado (30), os agricultores familiares de Afogados da Ingazeira foram contemplados com a entrega de 100 mil alevinos e 275 kits de caráter produtivo, ação do Governo do Estado realizada através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA). O ato ocorreu em solenidade no Centro Desportivo Municipal, durante a XIV edição da Expoagro.

Os 100 mil alevinos, das espécies tilápia, tambaqui e carpa, que foram entregues para 100 famílias da região fazem parte do Programa de Peixamento de Barragens e Açudes do Estado de Pernambuco, uma ação contínua da SARA, coordenado pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Pernambuco (SEAF). O programa visa o povoamento de açudes públicos e/ou comunitários, e também de barragens, além de promover o aumento de produção da pesca artesanal e da piscicultura no Estado, o equilíbrio ambiental da região e o auxílio na alimentação da população local. Em 30 dias serão entregues mais 100 mil alevinos para mais em famílias do município. Desde 2015 já foram distribuídos cerca de 2,5 milhões de alevinos em diversas cidades pernambucanas.

Durante evento na presença de autoridades estaduais e municipais ainda foram entregues 275 kits de caráter produtivo, com o objetivo de estruturar a produção de alimentos e forragem animal. Contratado através do convênio 012/2011, o Caráter Produtivo faz parte do Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão). Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros). Os 275 kits entregues no município de Afogados da Ingazeira fazem parte de um total de 15.500 kits que estão sendo entregues em 2018 para 87 municípios pernambucanos.

“Esses kits, junto com a entrega dos alevinos, mostram o resultado do trabalho da equipe do governo de Pernambuco, que nos apóia, mas também nos cobra, para que as ações cheguem àqueles que mais precisam. Os alevinos e os kits produtivos serão responsáveis por gerar trabalho, aumento da produção e renda, fazendo grande diferença para os nossos agricultores. Minha secretaria tem se empenhado nesse sentido, a exemplo de outras ações realizadas em Afogados da Ingazeira, como a construção de quatro barragens, um sistema simplificado, entrega de mais de 35 toneladas de sementes, enfim, um grande leque de ações para minimizar as dificuldades de nosso povo no sertão”, pontuou o secretário da pasta, Wellington Batista.

A ação faz parte de uma grande agenda da prefeitura de Afogados da Ingazeira, do prefeito José Patriota, durante a XIV Expoagro, que teve início no último dia 28 e termina no dia primeiro de julho, data de aniversário da cidade.

Ainda durante a agenda do sábado, o secretário de agricultura, Wellington Batista, reunido com sua equipe, o prefeito José Patriota e diversas autoridades, reuniram-se com produtores da área da caprinocultura e apicultura para alinhar projeto que aumentará o desenvolvimento dos setores na região.
Estiveram presentes, além do secretário Wellington Batista e o prefeito da cidade, José Patriota, o vice-prefeito, Alessandro Palmeira; da SARA, o secretário executivo de agriculta familiar, José Claudio; o secretário executivo de acompanhamento e gestão, Álvaro Jordão; o chefe de Gabinete, Augusto Miranda; os diretores do IPA, Albérico Rocha, e Bruno Lagos; a vereadora, Aline Mariano; o filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos; além de integrantes da equipe do prefeito do município, entidades e associações.


SARA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário