sexta-feira, junho 29, 2018

Ministro vistoria obras do Projeto de Integração do São Francisco em PE e no CE


As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão cada vez mais próximas de garantir o abastecimento da população nordestina. Na quarta-feira (27), o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, vistoriou trechos do Eixo Norte do empreendimento, nos estados de Pernambuco e do Ceará. Com 1.800 profissionais contratados, as obras estão com atividades 24 horas por dia para assegurar a chegada da água ao Ceará no mês de agosto.

A agenda de trabalho foi iniciada no túnel Milagres, em Penaforte (CE) - última estrutura da etapa 1N do Eixo Norte. No local, o ministro Pádua Andrade verificou o avanço da escavação do túnel, que possui quase um quilômetro de comprimento. "Faltam pouco menos de 20 metros para a conclusão da estrutura. É a partir daqui que a tão sonhada e esperada água do São Francisco chegará ao Ceará. Esse é o nosso objetivo", afirmou o ministro Pádua Andrade durante a vistoria. Ao todo, a Meta 1N possui 140 quilômetros de extensão.

De Penaforte, o ministro e equipes técnicas seguiram para o município de Salgueiro, em Pernambuco, onde acompanharam os testes de eficiência de equipamentos hidromecânicos e do sistema elétrico da terceira estação de bombeamento (EBI-3). A estrutura é a maior dos dois eixos - Norte e Leste - do Projeto São Francisco. Quando for acionada, a elevação da água chegará a 90 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares. Deste ponto, seguirá por gravidade por meio das demais estruturas (2N e 3N) até os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

"Nós estamos na eminência de inaugurar a EBI-3, já em fase final de testes. Entrando em operação, basta esperar o tempo de encher os reservatórios e a água atravessar o Túnel de Milagres até o reservatório de Jati. De lá, a partir do Cinturão das Águas, seguirá com destino ao Castanhão para abastecer a região metropolitana de Fortaleza", garantiu o ministro.

Atualmente, o 'Velho Chico' já percorre 80 quilômetros de canais do Eixo Norte, desde a captação do rio, em Cabrobó (PE), até a EBI-3, em Salgueiro (PE). O trajeto está em fase de pré-operação, momento em que são realizados ajustes técnicos e verificação do funcionamento das estruturas. Ainda assim, cerca de 12 mil pessoas nas cidades pernambucanas de Cabrobó e Terra Nova já recebem o reforço hídrico daquele trecho do empreendimento.

A obra

Todo o Eixo Norte possui 260 quilômetros de extensão e já está 96% finalizado. As etapas 2N e 3N estão praticamente concluídas. Cerca de 7 milhões de pessoas dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte serão beneficiadas pelas estruturas.

O outro eixo do Projeto São Francisco - o Leste - já vem garantido desde o ano passado o abastecimento regular de mais de um milhão de habitantes em 33 municípios da Paraíba e de Pernambuco. Inaugurado em março de 2017, o Eixo Leste forneceu água para o Boqueirão, maior açude do estado, e passou a atender Campina Grande e outras cidades da região, evitando o colapso hídrico dessas localidades.

Juntos, os eixos Norte e Leste vão levar a água do Rio São Francisco a 12 milhões de pessoas nos estados que mais têm convivido com a irregularidades de chuvas no Nordeste do País.

Por Assessoria de Comunicação do ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário