sábado, 28 de abril de 2018

Sustentabilidade do bioma é foco da celebração do Dia Nacional da Caatinga


Um seminário vai marcar a comemoração do Dia Nacional da Caatinga e promover a sustentabilidade do bioma na quarta-feira (2) em Recife. O evento é organizado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, com participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outras instituições que integram o comitê. A programação ocorre das 13h30 às 18h30 no auditório da Pró-Reitora de Extensão da UFRPE.

O chefe do Escritório de Representação da Codevasf em Recife, Marcelo Teixeira, ressalta que o foco do evento deste ano – a sustentabilidade – vai enfatizar a proteção do bioma e das áreas já conquistadas, favorecendo maior visibilidade à atuação do comitê e às iniciativas exitosas da região. "Estamos felizes com os esforços que estão sendo feitos para criação de novas Unidades de Conservação no Bioma Caatinga. Insistimos que o perfil da conservação nesse bioma passa também pelas categorias de uso sustentável que vão permitir fazer a difusão do potencial da Caatinga para a socioeconomia regional. Ainda é importante destacar a atuação do governo estadual, que vem fortalecendo o sistema de áreas protegidas", explica.

Segundo Teixeira, a Codevasf tem papel importante na divulgação e na preservação da Caatinga, presente em boa parte da área de atuação da empresa, e no fomento à participação da juventude rural engajada no Projeto Amanhã e no incremento de Arranjos Produtivos Locais típicos da região.

Entre os destaques das ações executadas pela Companhia em Pernambuco, está a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga. No município de Floresta, a Estação Ecológica Serra da Canoa, com 8 mil hectares, foi a segunda unidade criada no estado. Já o Parque Estadual Serra do Areal e a Estação Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa do bioma, foram criadas na área de reserva legal do Projeto Pontal, implantado pela Codevasf em Petrolina.

A Codevasf também atua no Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, por meio do Escritório de Representação de Recife. O comitê é uma entidade pública sem fins lucrativos, de caráter consultivo, propositivo e deliberativo. São 34 instituições participantes (17 públicas e 17 da sociedade civil), entre elas a Codevasf. Esse comitê é subordinado ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga – onde a Codevasf participa da Secretaria Executiva.

A Caatinga é uma das seis grandes regiões ecológicas do Brasil e o único bioma inteiramente restrito ao território nacional. Ela ocupa cerca de 844.453 km² – o equivalente a 11% do território nacional e 70% da região Nordeste – nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe, além de Minas Gerais, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

O bioma é rico em espécies de plantas, muitas das quais não se encontram em nenhum outro local. Estima-se que existam, pelo menos, 5.344 espécies vegetais nativas. Dessas, aproximadamente 744 são exclusivas da região.

Sobre a data

O Dia Nacional da Caatinga foi instituído em 2003 por meio de decreto presidencial. A data escolhida (28 de abril) homenageia o nascimento do professor pernambucano Vasconcelos Sobrinho (1908-1989) – considerado pioneiro nos estudos ambientais no Brasil e defensor da Caatinga.

Neste ano, como a data cai no sábado, o seminário comemorativo foi marcado para 2 de maio (quarta-feira) a fim de garantir maior participação de estudantes e técnicos de órgãos públicos, da inciativa privada e da sociedade civil com interesse e interface de atuação na região.

O evento é gratuito, com inscrições no local a partir das 13h. A realização tem ainda a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis da UFRPE (LIAR), Programa de Educação Tutorial – Ecologia (PET Ecologia) e Laboratório de Química Aplicada a Fitoterápicos.

Serviço
Seminário: "Dia da Caatinga – Conservação e uso sustentável"
Quando: 2 de maio (quarta-feira), das 13h30 às 18h30
Onde: Auditório da Pró-Reitora de Atividades de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Rua Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife/PE.
Mais detalhes: Pelo e-mail pet.ecologia.ufrpe@gmail.com

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf


0 comentários:

Postar um comentário